Blog da Drogaria Araujo

Araujo - Institucional

Olá, seja bem-vindo
ao Blog da Araujo.

Busca:
02/10 2012

As gorduras presentes nos alimentos dividem-se em três tipos: saturadas, insaturadas e trans. No grupo das insaturadas, também chamadas de “gorduras boas”, está o Ômega 3, um tipo de óleo que nosso organismo não produz e que deve estar presente em nossa alimentação.

As principais fontes naturais de Ômega 3 são os peixes de água fria e profunda (salmão, sardinha, atum, arenque), a semente de linhaça, o óleo de canola e as oleaginosas (castanhas, nozes).

Imagem: UFPE

Apesar de algumas pessoas consumirem esses alimentos com certa frequência, estudos comprovam que a população brasileira ingere em média 60% menos desse nutriente do que o ideal.

É preciso ficar atento ao cardápio para incluir mais alimentos ricos em Ômega 3. Uma boa opção pode ser a suplementação de óleo de peixe, uma alternativa prática e segura para garantir a ingestão adequada desse nutriente tão importante. No caso do óleo de peixe em cápsulas, em geral, bastam 2 ou 3 cápsulas ao dia para desfrutar dos benefícios.

Mas afinal, por que o Ômega 3 é tão importante?

Pesquisas demonstram que o consumo de Ômega 3 influencia na redução das taxas de triglicérides, do LDL colesterol e do colesterol total, além de contribuir para o aumento nos níveis de HDL colesterol (“colesterol bom”). Outro benefício observado com seu consumo constante é a redução da pressão arterial e a prevenção de agregação plaquetária (ação anticoagulante). O consumo de Ômega 3 também favorece o tratamento de doenças inflamatórias como dermatites, doenças respiratórias, artrite reumatóide, lúpus e esclerose múltipla. Sabe-se que o excesso de gordura corporal relaciona-se a um processo inflamatório, e como o Ômega 3 possui ação anti-inflamatória, exerce papel benéfico no tratamento da obesidade.

É importante ressaltar que o Ômega 3, seja em alimentos ou em cápsulas, é um aliado na prevenção e no tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e doenças do coração, sendo seu consumo inclusive recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em geral, seu uso pode ser associado aos medicamentos utilizados para estas doenças, mas, para ter certeza, sempre consulte um médico e um nutricionista.

Por Renata Miranda

Nutricionista da Drogaria Araujo

CRN 10900

7 comentários para Pra que serve o Ômega 3?:

  1. Gostei muito da materia.
    Araujo deveria faze mais materias assim para a sociedade “on”.
    quero o numero dessa nutricionista!>> kkkk

    • Olá, agrademos o carinho. Vamos ter mais matérias assim então. A nutricionista: Ranata Miranda está à sua disposição, pelo telefone (31) 3463-2337 ou (31) 3282-3717 ou pessoalmente na Araujo Gutierrez (Avenida André Cavalcanti, 222 – Gutierrez), de 2ª à 6ª, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

  2. Gostei muito da matétia , pois me ajudou comecei fazer uso do ômeqa3 ,gostaria de saber as contras indicação muito .
    Obrigada.

  3. Gostei muito da matéria me ajudou bastante na minha dieta. obrigada.

  4. Bom dia.
    Tomo capsulas de óleo de cártamo, posso tomar ômega 3 também?
    Obrigada

  5. Minha pergunta é a seguinte eu estou tomando civastacor e lipless para o triglicérides, do LDL colesterol e do colesterol total, e estou fazendo uma dieta com peixes, verduras, legumes todos os tipos e frutas.
    Eu posso tomar tambem o Omega 3 juntamente com esses medicamentos?
    Obrigado

    • a0Plain and simple. a0Instead of cayrirng around a water bottle (to save money or for your health), they want you to buy theirs. a0It s ok though, because they’ve done all they can to

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Sobre

    Neste blog você vai encontrar novidades e promoções da Drogaria Araujo, além de dicas para uma vida saudável, cuidados com a sua beleza e muito mais. Acompanhe e fique por dentro do que acontece na maior e melhor rede de drogarias de Minas Gerais.
  • Curso Gestantes 2014
Plataforma utilizada: Wordpress Lápis Raro - Agência de Comunicação