O que é Acne?

acne - acne rosto

Quem é que não se importa em manter a pele bonita e saudável? Isso ganha ainda mais importância durante a puberdade, época em que os hormônios andrógenos e estrógenos, começam a ser produzidos pelo ovário das meninas e pelos testículos dos meninos. A produção deles causa diversas mudanças no corpo e podem provocar a chegada da Acne. Neste período, a pele pode ficar mais oleosa, propiciando o desenvolvimento das bactérias causadoras deste problema.Entenda mais sobre o surgimento da Acne e conheça os tratamentos possíveis para ameniza-la com este post do Blog da Drogaria Araujo.

O que é Acne?

Basicamente, a Acne é um conjunto de espinhas e cravos que podem surgir no rosto, ombros, braços e costas, como o resultado de uma inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Este problema atinge homens e mulheres durante a puberdade e embora seja menos comum, adultos também podem ser afetados pela acne.

A Acne na fase adulta, ocorre principalmente em mulheres com idades entre 25 a 40 anos e em períodos de grandes alterações hormonais como na gravidez, no período menstrual e na pré e pós menopausa. Este problema também é frequente em pessoas que passam por situações de estresse, ou que se expõem à poluição. A ingestão de anticoncepcionais inadequados e medicamentos fortes também propicia o aparecimento das espinhas e cravos.
Se não tratada, a acne pode causar cicatrizes e deformações nas áreas afetadas.

Tipos de Acne

A Acne provoca lesões variadas que dependem do grau do problema. Ela pode provocar o aparecimento das seguintes lesões:
– Comedões (cravos): folículos pilosos entupidos com sebo

– Pápulas: lesões sólidas mais altas, arredondadas, endurecidas
– Pústulas: lesões com pus
– Nódulos: lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes
– Cistos: maiores que as pústulas, inflamados, expandem-se por camadas mais profundas da pele e deixam cicatrizes.
E das lesões, considera-se os graus ou tipos de acne:
– Acne de 1º Grau: Presença de cravos, sem as espinhas (lesões inflamadas)

– Acne de 2º Grau: Cravos, pápulas e pústulas (acumulo de pús)

– Acne de 3º Grau: Cravos, espinhas, pústulas e cistos

– Acne de 4º Grau: Cravos, espinhas e lesões que se conectam através da pele

O que causa Acne?

A formação da acne ocorre quando as glândulas sebáceas produzem a oleosidade em excesso e alcança a superfície da pele. Esta oleosidade, também chamada de sebo, estimula as células a formar uma espécie de “tampa” por cima da pele. A combinação entre o sebo e as células da pele favorece  o crescimento de bactérias dentro do folículo. provocando   seu rompimento, causando a vermelhidão, o inchaço e o pus presentes na espinha

Tratamento para Acne

O tratamento ideal para cada caso precisa ser indicado por um dermatologista especializado. O medicamento certo vai depender do tipo da acne e também da idade do paciente.
Isotretinoína indicado para casos severos de acne, este medicamento age para combater os fatores que causam a acne como o aumento da produção de sebo.
Este tratamento leva de seis a oito meses para acabar e pode ter efeitos colaterais como depressão, ressecamento de lábios, alteração de humor, por exemplo.Além disso, o paciente deve ficar longe do sol, pois o medicamento deixa a pele mais sensível durante o tratamento.

Cremes, loções e sabonetes: Estes produtos para acne ajudam a desobstruir os poros, diminuem a proliferação das bactérias mas podem causar ressecamento da pele.

Antibióticos para uso tópico: Indicados para casos de menor gravidade.Injeções de cortisona aplicadas diretamente na lesão pode ser empregada para auxiliar na sua redução.

Antibióticos orais: Estes medicamentos agem para diminuir a quantidade de bactérias dentro dos folículos e diminuem a irritação da pele. Tratamento normalmente indicado para casos moderados à graves.

Hormônios femininos: A injeção com hormônios é indicada para casos graves da doença para diminuição das lesões causadas pela acne.

Punção e drenagem: Indicados para retirar grandes quantidades de pus da região afetada

Peeling: Tratamento utilizado para retirar as manchas e cicatrizes provocadas pela acne.

Outras dicas

Para que a acne não fique pior, veja algumas dicas sobre o que NÃO fazer quando se sofre com acne:

– Não esprema cravos e espinhas

– Evite mexer no rosto com as mãos sujas

– Não passe produtos por cima das espinhas

– Evite sair de casa sem protetor solar indicado para o seu tipo de pele

– Evite esconder as espinhas (com ou sem maquiagem)

– Evite passar a mão nas lesões

– Evite fumar

– Evite se barbear com aparelhos de lâminas

– Evite tomar remédios para espinhas sem antes consultar um especialista

É importante lembrar que nenhum destes tratamentos citados no texto, seja feito durante a gravidez para que as substâncias medicamentosas não prejudiquem a formação do bebê.

Medicamentos, loções e géis para o tratamento de acne, você pode encontrar na Drogaria mais próxima a você ou na farmacia online Araujo.

Crédito da imagem: site http://www.dermatologia.net/

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *