Como emagrecer com saúde?

emagrecer com saúde

Priorizar a saúde e manter uma alimentação saudável é sempre importante. Questões como falta de tempo ou de dinheiro não devem ser desculpas paranão mudar a rotina e não equilibrar as refeições. Com ações simples, é fácil substituir os alimentos calóricos por opções mais saudáveis e também entrar para o time dos praticantes de esporte. Por isso, se você está acima do peso, quer começar uma reeducação alimentar ou até mudar as atitudes neste novo ano, confira as dicas para emagrecer com saúde preparada para ajudar neste novo estilo de vida.

Cuide da Alimentação para emagrecer com saúde

Alimentar-se bem é uma das principais atitudes que se deve ter para emagrecer com saúde. Balancear as refeições exige disciplina e pode ser feita aos poucos até que a adaptação seja total. Definir horemagrecer com saúdeários para se alimentar e comer a cada três horas pequenas porções é importante para manter o organismo sempre funcionando.
Comer bem não é sinônimo de sofrimento, por isso experimente novos alimentos!
Mesmo não gostando de diversos legumes, frutas e verduras, é essencial encontrar elementos desta categoria que você considere saboroso.

 

Não coma além do seu limite

Comer a quantidade certa é ideal para quem não quer se sentir “estufado” após as refeições. Atente-se às quantidades de comida colocadas no prato. Procure sempre incluir a salada como entrada e desta forma, a tendência é alimentar-se menos na hora do prato principal. Se ao final ainda estiver com fome, coma um pouco mais de salada antes de repetir o prato principal.

Além disso, experimente fazer as refeições em locais calmos, onde seja possível mastigar corretamente os alimentos. A mastigação correta proporciona maior sensação de saciedade e facilita a digestão dos alimentos.

Se você tiver problemas com gases, os chás são boas opções para aliviar esta sensação. Opte por camomila ou de erva-doce e tome a bebida morna ou fria.

Evite bebidas alcoólicas

O álcool das bebidas não possui nenhum nutriente a ser absorvido pelo organismo e ainda atrapalha a absorção dos nutrientes obtidos em outros alimentos. Por isso, evite o consumo de bebidas alcoólicas. Caso exagere na dose, tome chás de boldo ou carqueja para limpar o organismo das toxinas deixadas pelo álcool.

Outra dica importante é hidratar-se antes e depois do consumo de bebidas alcoólicas, fazendo com que a desidratação causada pelo álcool seja menor.

Beba água!

Ingerir água em quantidade ideal é tão importante quanto observar o que se come. Por ser a essência necessária para diversas atividades do organismo como no processo de digestão, auxiliando quem sofre com prisão de ventre, regulando a temperatura corporal, ajudando a eliminar toxinas entre outras coisas, especialistas indicam que são necessários pelo menos dois litros de água por dia para que o organismo tenha seu pleno funcionamento. Por isso, beba bastante água!

Dê adeus ao sedentarismo

Assim como a alimentação, é preciso encontrar uma atividade física que se adapte aos seus horários, gosto e estilo de vida. Opção é o que não falta e o importante é não ficar parado.
Se você ainda não se exercita, comece aos poucos e opte por alguma atividade que goste. Natação, caminhada, corrida, musculação ou exercícios aeróbicos, são ótimas opções para perder peso e ganhar saúde e disposição.

Pratique atividades físicas da sua preferência com a orientação de um especialista.

Priorize seu sono

Outro grande aliado da perda de peso é a qualidade do sono. Dormir de 7 a 8 horas em horário noturno, colabora para a diminuição do estresse, da ansiedade e evita o consumo de alimentos durante a noite. Durante o sono, o corpo produz o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

A falta de sono pode provocar a vontade excessiva de consumir açúcar, alimentos gordurosos e também reduzir a capacidade que o organismo tem de transformar o carboidrato em energia, acarretando em ganho de peso.

Cuide da postura corporal

Além de acarretar em problemas na coluna, uma má postura também pode engordar. O motivo é que sentar ou andar de maneira errada, pode favorecer o aparecimento das gorduras localizadas. Por isso, se você trabalha muito tempo sentado, mantenha sempre a coluna ereta.

Nada de dietas malucas ou restritivas demais

Não adianta. Por melhor que seja a dieta, não existem milagres. Portanto, não é recomendável se submeter a dietas muito restritivas ou ficar muito tempo sem se alimentar. Além de não emagrecerem a longo prazo, a perda nutricional pela eliminação de alimentos importantes, pode trazer problemas de saúde. Consulte um nutricionista para que ele possa auxiliar em sua questão individual ou para montar o cardápio ideal de acordo com o seu objetivo: diminuição do peso, ganho de massa muscular, adoção de um estilo de vida mais saudável, etc.

Não consegue se adaptar ao cardápio? Consulte um médico

O ideal é consultar um nutricionista para que ele possa auxiliar em sua questão individual ou para montar o cardápio ideal de acordo com o seu objetivo: diminuição o peso, ganho de massa muscular, adoção de um estilo de vida mais saudável etc. Emagrecer com saúde é possível e você também pode conseguir mudando a sua rotina!

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