Curta o inverno sem deixar de lado a saúde

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Pele hidratada e protegida

A mudança de clima exige também mudança de hábitos. Com o tempo mais seco, o uso de hidratantes e emolientes torna-se item obrigatório, para evitar o ressecamento cutâneo. Além da hidratação da pele, a rotina de cuidados deve incluir o filtro solar, mesmo em dias nublados. Muita gente acredita que, quando há menos incidência do sol, o filtro pode ser esquecido. De jeito nenhum! Os raios UVA conseguem ultrapassar as nuvens e a pele continua exposta. Quem faz uso de tônicos, cremes de tratamento ou séruns deve também aplicar o filtro solar, sempre por último.

Beba água sempre

Os cabelos também merecem proteção; eles sofrem com o vento, a exposição ao sol e à poluição. A ingestão de líquidos deve ter atenção redobrada, especialmente no caso de crianças e de idosos. No inverno, a sensação de sede diminui, mas a importância do líquido para o organismo não. Portanto, continua valendo a dica de ingerir ao menos dois litros por dia, e, preferencialmente, água pura, pois ela tem funções muito bem definidas. Bebidas como cafés e chocolates quentes até ajudam a aquecer o corpo, mas só a água traz os benefícios da hidratação. Seu consumo facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo (eliminados por meio da urina) e é essencial nos processos fisiológicos, da digestão, da absorção, da excreção, no bom funcionamento dos rins e do intestino.

Evite os banhos quentes demais

Por mais que seja tentador, é preciso evitar banhos muito quentes e longos. Juntamente com o clima, a incidência de água quente na pele favorece seu ressecamento, deixando-a fina e desprotegida. O ideal são banhos mornos, com temperaturas entre 29°C e 37°C, que continuam agradáveis e não causam danos à pele. Se possível, evite também o uso de bucha vegetal, pois ela retira a camada superficial da pele, removendo sua oleosidade natural e ressecando-a.

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