5 benefícios do exercício para o corpo

Beautiful women working out in gym together

Para proteger o seu bem-estar. Para defendê-lo dos piores vilões. Para garantir que o bem prevaleça sobre o mal. Este é o lema da Liga da Saúde Araujo! E, como somos incansáveis, hoje vamos trazer alguns benefícios do exercício para o corpo e mostrar pra todo mundo que é possível, sim, combater o sedentarismo e ganhar muito em troca. Acompanhe com a gente!

Por que se exercitar?

“O corpo humano é uma máquina construída para o movimento. Ao contrário de máquinas como automóvel e o avião, também projetadas para o movimento, mas que se desgastam ao executá-lo, o corpo humano se aprimora com a movimentação. Tenha você 1 ou 90 anos de idade.”

O trecho do livro “Correr”, do renomado médico Dráuzio Varella, mostra para a gente que não existe idade ideal para manter o corpo em atividade. E a gente ainda complementa: não importa o gênero ou a condição de cada um, dedicar cerca de 30 minutos a atividades físicas, pelo menos 4 vezes por semana, permite que as pessoas vivam muito melhor e por mais tempo.

Quando falamos em atividade física, estamos nos referindo a exercícios dedicados ao estímulo e movimentação muscular. Atividades cotidianas comuns do nosso corpo, como agachar, levantar, andar, etc., possuem um gasto energético, mas não são consideradas exercícios físicos de fato. As duas ações promovem a queima de calorias, porém em níveis diferentes.

Mas você saberia dizer o que de fato acontece quando o corpo passa a gastar mais energia? É o que vamos descobrir a seguir.

Mais músculo, menos gordura

Não é segredo para ninguém que a prática de atividades físicas ajuda a controlar o peso corporal, já que passa a queimar as calorias em excesso que, de outra forma, seriam armazenadas como gordura, certo? Com o tempo, passamos a ganhar massa magra, que é nada mais nada menos do que o desenvolvimento dos músculos.

A massa magra, além de ajudar a proteger os ossos e articulações, melhora o metabolismo, fazendo com que o nosso corpo gaste mais energia e acumule menos gordura ruim, ligada ao desenvolvimento de várias doenças. Além disso, quando nos exercitamos regularmente, tendemos a prestar mais atenção ao que comemos, dando preferência alimentos mais naturais e saudáveis. Afinal, você não vai querer jogar fora todo o esforço feito na academia por qualquer guloseima que aparecer pela frente, certo?  

Rindo à toa

Muita gente já sabe que as atividades físicas estimulam o corpo a produzir serotonina – o tão falado hormônio da felicidade. E tal fato, além de trazer bem-estar, ajuda a aumentar a autoestima e a confiança de quem decide adotar uma vida ativa, estimulando até mesmo as pessoas mais tímidas. E mais: a prática favorece ainda a socialização, principalmente em atividades em grupos, como danças, esportes, caminhadas em turmas ou aulas em academias.Quer alegria maior do que estar rodeado de amigos e pessoas com as mesmas afinidades?

Com todos esses ganhos, quem não é sedentário dorme melhor e passa a ter mais energia durante o dia, aumentando gradativamente o condicionamento físico. Quanto mais ativos, mais bem dispostos nos sentimos!

Longe de doenças crônicas

As atividades físicas aumentam os níveis de HDL – nosso “colesterol bom” – no sangue, o que ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas, regulam a taxa de açúcar no sangue, reduzindo as chances de desenvolver diabetes, melhoram a circulação sanguínea, previnem a osteoporose e alguns tipos de câncer também. De forma geral, elas previnem significativamente o surgimento de muitas doenças!

Vitalidade e vigor

Quem se exercita tem menos cansaço, dorme melhor e se estressa menos. É isso mesmo, não só ganhamos fisicamente, como emocionalmente, diminuindo sintomas inclusive de distúrbios psicológicos, como ansiedade, insônia e até mesmo depressão branda e moderada.

As pessoas ativas também se resfriam menos e envelhecem mais devagar, já que além de mais revigorado, nosso sistema imunológico se fortalece. É uma dose de ânimo que tomamos todos os dias. Vale dizer até que exercitar rejuvenesce a alma!

E a questão que fica é, como então começar a se exercitar e incrementar esse hábito de uma vez por todas na nossa rotina?

Baixe o nosso guia didático que preparamos especialmente para você ficar por dentro de tudo sobre esse vilão que nos impede de ter uma vida com muito mais qualidade! Só não se esqueça de voltar aqui e comentar com a gente o que achou!

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