Câncer de mama – sinais e sintomas que você precisa conhecer

Câncer de mama sintomas

O mês de outubro é mundialmente conhecido pela consciência, principalmente, entre as mulheres acerca da prevenção e tratamento do câncer de mama, que é a doença que mais atinge mulheres em todo mundo.

As campanhas deste ano do #OutubroRosa já acabaram, mas a atenção com a saúde é uma tarefa que precisa ser diária. E é por isso que o blog da Araujo vai falar hoje sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama. Fique ligado!

Câncer de mama – sinais e sintomas

Antes de falar dos sinais mais visíveis do câncer de mama, é preciso entender que existem diversos tipos e subtipos da doença e que a presença de algum sintoma não significa necessariamente a existência de um tumor. Eles podem variar de pessoa para pessoa e algumas mulheres com câncer podem nem mesmo apresentar tais sinais.

É por isso que conhecer bem o seu próprio corpo e fazer regularmente os exames preventivos, como a mamografia, a partir de 40 para mulheres sem histórico da doença, são fundamentais para identificar qualquer alteração o quanto antes.

Dito isto, vamos aos sinais aparentes mais comuns presentes nesse tipo de câncer:

Aparecimento de nódulo

O surgimento de um caroço na mama é o principal sintoma do câncer de mama. Os caroços ou nódulos podem ser indolores, mais durinhos e com formas irregulares — estes têm mais chances de ser malignos —, mas há tumores que são macios e arredondados.

É normal as mulheres apresentarem pequenos nódulos ou alguma uma inflamação do tecido mamário que não implicam câncer, mas é preciso acompanhar para fazer o tratamento adequado.

Inchaço, vermelhidão e textura diferente da pele

Mamas inchadas e com aspectos avermelhados também podem indicar câncer. Lembrando que estes também são sintomas comuns de infecções como a mastite, ainda mais se estão acompanhados de dor. Mas, como há uma forma rara de câncer que apresenta estes mesmos sinais inflamatórios, é preciso ficar de olho e consultar um médico.

Outro aspecto característico do câncer é quando a pele começa a apresentar irregularidades, ficando com uma textura do tipo “casca de laranja”, surgindo covinhas e franzidos estranhos.

Mamilo invertido

Mudanças na aparência do mamilo ou auréola também são sinais para ficar em alerta.

Dores, secreções — escuras ou sanguinolentas — e descamações são sintomas comuns, inclusive a inversão da direção dos mamilos.

Alterações no formato da mama

O arredondamento de uma parte da mama ou qualquer alteração em seu formato, fazendo com que um peito fique completamente diferente da outro, podem ser indícios de câncer de mama.

Nódulos em outras áreas, como nas axilas, e inchaços e dores no braço também ligam o alerta vermelho.

Há também outros sinais do câncer de mama presentes quando ele está em um estágio mais avançado, que vão além da região mamária, como náuseas, fraqueza, dor de cabeça e nos ossos.

A boa notícia é que, quando o diagnóstico da doença é precoce, ou seja, quando a ela é detectada logo no início, as chances de cura chegam a 90%. Portanto, quanto mais você se conhecer, fazer os exames preventivos e adotar hábitos saudáveis, menos chance você tem fazer o câncer se desenvolver!

Que tal bater um papo sobre o assunto com especialistas? A Araujo organizou um encontro só para falar sobre o câncer de mama. Vai ser nesta quarta-feira, dia 23/11, a partir das 14h, na Loja Pronto Socorro – Rua Paraíba, nº 9, em frente ao Hospital João XXIII. Venha, a entrada é gratuita!

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *