Conheça os coletores menstruais

coletores menstruais

Desenvolvidos para substituir os absorventes comuns, os coletores menstruais foram projetados para oferecer conforto e liberdade durante o período menstrual. Sua utilização tem sido bastante discutida entre mulheres, mas este assunto ainda causa polêmica, tabus e perguntas sobre como utilizar os coletores menstruais.
No Brasil, o nome vem se popularizando e a procura por eles aumentando, com a ajuda principalmente, de grupos em redes sociais, onde pessoas dividem suas experiências e dúvidas.
Os primeiros registros de uso dos coletores menstruais são datados de 1937. O acessório, que foi inventado e patenteado por Goddard em 1930, tem o objetivo de ser uma opção econômica, higiênica e saudável para as mulheres.
Conheça um pouco mais sobre os Coletores Menstruais, como utiliza-los e outras curiosidades.

Afinal, o que são Coletores Menstruais?

Os Coletores Menstruais, também chamados de copos, são alternativas sustentáveis aos absorventes e prometem acabar com o desconforto durante o período menstrual por ser de material maleável e que se adapta ao corpo feminino. O uso do coletor, não impede que a mulher urine pois, é colocado no canal vaginal e não na uretra.
Existem dois tipos de coletor menstrual: Os descartáveis, como o Prudence Softcup, que estão mercado há mais de 20 anos e são feitos de materiais hipoalérgicos e os reutilizáveis, produzidos a base de silicone medicinal e podem durar até 10 anos, dependendo da conservação.

Como utilizar os coletores menstruais?

O coletor é inserido no canal vaginal com a dobra que mais se adapta ao canal e pode ser inserido da maneira mais confortável para mulher: deitada, em pé com as pernas afastadas ou de cócoras. Ao ser introduzido, o coletor forma um vácuo que impede o vazamento de sangue e a formação do mau odor, uma vez que o sangue menstrual só produz algum cheiro quando entra em contato com o ar. Caso tenha dificuldade para introduzi-lo, utilize lubrificantes à base d’água para facilitar o processo. O coletor deve se adaptar ao corpo feminino, sem causar nenhum desconforto.
Feito isto a mulher está segura para deixar de lado o absorvente e permanecer com o coletor descartável por até 12h, dependendo do fluxo menstrual. Depois deste tempo, o coletor deve ser substituído por outro.
Em caso de utilização dos coletores reutilizáveis, deve-se esvaziar o coletor de três a quatro vezes, dependendo da intensidade do fluxo menstrual e lava-lo com água fria. Vale lembrar que no caso da reutilização do coletor, é fundamental que haja uma esterilização total do material. Os dois tipos de coletores podem ser utilizados normalmente durante o sono, devem ser limpos e higienizados como de costume.

Veja abaixo como colocar e remover o coletor descartável

É importante dizer que com o coletor menstrual descartável, é possível ter relações sexuais com penetração normalmente sem desconforto para mulher ou para o parceiro. Já no caso do coletor menstrual reutilizável, não se pode praticar sexo com penetração durante o uso, pois o material deste é um pouco mais rígido do que o descartável. Caso aconteça, pode causar lesões ou desconforto para ambos.

Os coletores menstruais vieram para deixar a vida da mulher mais prática durante o período menstrual. Portanto, nenhuma atividade deve ser deixada de lado durante a menstruação. Com os coletores menstruais descartáveis ou reutilizáveis, é possível praticar exercícios físicos, andar de bicicleta, ir à praia, nadar em piscinas entre outras atividades.

Existem contraindicações para o uso de coletores menstruais?

coletores menstruais
coletor descartável

Não existem contraindicações para o uso deste acessório, mas, para mulheres que nunca tiveram relações sexuais, existe o risco do rompimento do hímen. Não se recomenda o uso dos coletores durante o pós-parto para que não prejudique a recuperação da mulher.
Os coletores menstruais são feitos apenas para substituir os absorventes. Eles não possuem nenhuma ação para proteger contra doenças sexualmente transmissíveis ou tem efeito contraceptivo.
Antes de utilizar um coletor menstrual, consulte um ginecologista para obter as devidas orientações de uso e esterilização.

Encontre o seu coletor menstrual descartável na farmácia online Araujo, além de anticoncepcionais e produtos para deixar sua saúde sempre em primeiro lugar.

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *