Como prevenir o câncer de pele?

Cuidar da pele é essencial em todas as épocas do ano, mas no verão, este cuidado deve ser redobrado. Além de mostrar como prevenir o câncer de pele, listamos as informações mais importantes para que você entenda mais sobre esta doença.

Mas afinal, o que é Câncer de Pele?

O câncer de pele trata-se de neoplasia caracterizada pelo crescimento anormal e/ou desordenado de células da pele. As causas desta doença estão ligadas, principalmente, à exposição ao sol sem proteção contra os raios UV e também a fatores genéticos. Este tipo de tumor pode ser dividido em melanoma e não melanoma.

Melanoma: Tumor maligno, que atinge qualquer parte da pele como, orelhas e braços. Este possui capacidade de metástase e por isso, é classificado como um dos mais perigosos.

Não Melanoma: nesta categoria encontram-se os tipos mais comuns, com progressão lenta e em regiões do corpo de maior exposição ao sol, como rosto e pescoço.

Como prevenir o cancer de pele. Blog da Drogaria Araujo

Sintomas

O câncer de pele se manifesta em situações como:

– Lesões na pele que não cicatrizam ou que demorem mais de quatro semanas para fechar;
– Verrugas e espinhas que costumam sangrar, doer ou que mudam de tamanho e de cor;
– Pintas e manchas escuras elevadas e com contorno irregular;
– Mudança de cor em sinais pré-existentes;
– Sinais com crescimento rápido ou que apresentem descamação e vermelhidão.

Ao verificar qualquer sintoma, procure um médico especialista para que ele examine e indique qual o tipo de exame a ser realizado.

Diagnóstico

Através de exames, o médico poderá realizar o disgnóstico, avaliar a situação e condição do problema e indicar qual será o melhor tratamento.

Abaixo, listamos os principais exames solicitados pelos especialistas e explicamos como cada um ocorre:
– Biópsia: Neste exame, acontece a coleta do tecido afetado para saber qual o tipo e grau de desenvolvimento do câncer. Este exame é o que mais colabora com o diagnóstico porque ele também indica a existência ou não de metástase e outras informações importantes. Ele pode ser complementado com outros dois exames, são eles:
– Microscopia: Esta avaliação não é invasiva, ao contrário da biópsia. Ela analisa o tecido da pele com a ajuda de um laser de diodo que serve como fonte de luz, oferecendo ao médico uma visão ainda melhor do tecido e de toda a sua estrutura.
– Dermatoscopia: É utilizado, principalmente, como exame complementar e também não é invasivo para o paciente. Nele o médico pode observar todo o tecido com mais cautela e também avaliar o tipo de cada lesão. Existem dois modos de realizar o exame. Na dermatoscopia manual, o médico analisa as pintas com a ajuda de um microscópio; e na dermatoscopia digital, onde a análise é feita a partir de uma foto ampliada do local lesionado. Isto oferece mais sensibilidade e detalhe sobre o local machucado.

Tratamento

Um dos tratamentos indicados para este tipo de câncer é a retirada do local afetado através de intervenção cirúrgica.
Outros tratamentos como a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e medicamentos também são opções válidas dependendo do caso e da avaliação médica.

Como se prevenir do Câncer de pele?

Saiba mais sobre a prevenção do cancer de pele. Blog da Drogaria Araujo

Com algumas atitudes diárias, pode-se prevenir o aparecimento deste câncer que, segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, pode gerar mais de 1.802 novos casos no país em 2016.

– Comece a proteger as crianças contra os raios UV desde a primeira idade (a partir dos 6 meses);
– Utilize filtro solar todos os dias nas áreas mais expostas do corpo como rosto, braços e pescoço;
– Aplique o filtro solar de sua escolha com meia hora antes de sair ao sol;
– Evitar exposição solar entre 10h e 16h, pois nestes horários, a incidência dos raios UV são mais fortes do que em outros;
– Utilize chapéus, bonés e óculos escuros enquanto se expor ao sol;
– Consulte regularmente um dermatologista;
– Verifique sua pele e atente-se ao aparecimento de manchas e espinhas doloridas ou que sangrem;
– Não utilize câmaras de bronzeamento artificial;

Aposte sempre no filtro solar com os fatores indicados para o seu tipo de pele. Estes produtos, você encontra no site da Drogaria Araujo ou na Araujo mais perto de você.

Recebemos 80% de toda exposição solar de nossa vida até os 18 anos de idade. Por isso, é importante iniciar a proteção solar das crianças e adolescentes antes deste período. É importante lembrar que pessoas que tenham casos deste câncer na família, ou que sejam brancas, tenham olhos mais claros e até aqueles que se queimam facilmente, devem redobrar os cuidados citados acima.

Lembre-se sempre de manter uma rotina saudável, cuidando da saúde e consultando seu médico com regularidade. Conte com a Drogaria Araujo para cuidar de sua família.

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *