Como tratar varizes?

Chamamos de varizes as veias dilatadas e deformadas, geralmente azuladas, que acomete ambos os sexos, mas principalmente o feminino. Para se ter ideia da proporção, são registrados três casos de varizes em mulheres, no país para cada homem com a doença.
Todas as veias do corpo podem sofrer com esta deformação, mas neste texto, trataremos os casos das veias dos membros inferiores, por serem do tipo mais comum.
As veias dos membros inferiores dilatam porque, geralmente, as válvulas responsáveis por impedir o retorno do sangue para os pés pela ação da gravidade, deixam de funcionar adequadamente, gerando um acúmulo de sangue na região, deformando e dilatando as veias.

Impactando não só a estética, mas principalmente o bem-estar do paciente. Hoje você vai conhecer os tratamentos possíveis para esta doença e outras informações importantes sobre ela.

Quais são os sintomas das varizes?

Pode-se observar que as veias das pernas ficam mais altas e também é possível sentir coceiras e dores. A cor da área afetada pode ser alterada para verde escuro ou arroxeado. Há a presença de vasinhos – veias menores – ao redor das veias saltadas, ardência e úlceras (rupturas da pele) ao redor do tornozelo. O paciente também pode sentir dificuldade para caminhar.

Varizes x Vasinhos: Quais são as diferenças?

Os vasinhos, mais comuns de serem vistos, são uma versão “menor” das varizes e mais fáceis de serem tratados. Mesmo sendo mais “simples”, eles também causam dor, inchaço e ardência nas pernas. Se não tratados, estes vasinhos podem evoluir para varizes, complicando ainda mais o tratamento.

Como saber se sofro de varizes?

Como saber se sofro de varizes? Blog da Drogaria Araujo

No exame físico o médico avaliará as condições da veia ou as áreas afetadas. Ele observará a alteração de cor da pele, inchaço e úlcera (rupturas da pele). Para que o diagnóstico seja completo, pode-se solicitar o exame chamado Doppler Colorido Venoso de Membros Inferiores. Esta análise é uma espécie de ultrassom das veias e é essencial para indicar o estado das veias afetadas.

Quais são as causas das varizes?

Este problema pode ser influenciado por situações e fatores diversos:

Sexo: O sexo feminino é o que mais sofre com as varizes. Isto ocorre porque as mulheres tendem a ter mais alterações hormonais ao longo da vida do que os homens, como por exemplo, durante o período menstrual, gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais durante a vida.

Histórico Familiar: É importante saber se outras pessoas da família têm ou tiveram este problema.

Idade: É comum que as pessoas comecem a apresentar os sintomas das varizes durante a puberdade. Nas mulheres, o aparecimento é mais comum nesta fase devido ao aumento da carga hormonal. Outro fator que influencia é a perda natural de colágeno, que acontece com o passar dos anos. Isto faz com que as veias percam um pouco da elasticidade, influenciando na dilatação e inchaço.

Sedentarismo e obesidade: As atividades físicas são importantes para que diversos problemas de saúde sejam evitados. Com o sistema vascular não é diferente. A obesidade acaba aumentando a pressão sob as pernas, ocasionando a diminuição do fluxo sanguíneo dos membros.

Atividade profissional: Existem certas profissões que exigem que o paciente permaneça sentado ou em pé por muito tempo. Isto prejudica a circulação do sangue dos membros inferiores à longo prazo.

Quais são os tratamentos para varizes?

Quais são os tratamentos para varizes? Blog da Drogaria Araujo

Existem alguns métodos que podem colaborar para que as varizes sejam tratadas. Um dos métodos mais utilizados hoje é a cirurgia de retirada das veias prejudicadas. Este procedimento leva em média três horas para terminar e é uma das formas mais eficazes de cura e que apresentam melhor custo-benefício para o paciente. Para recuperação, são necessários cerca de 15 dias de repouso em casa e um mês sem praticar exercícios físicos.

Já para as varizes mais superficiais, existe a escleroscopia, procedimento que injeta produtos químicos nas veias prejudicadas. Este produto faz com que a veia se feche, impedindo a condução do sangue. Esta opção de tratamento é rápida, mas sua eficácia só é considerada adequada quando o paciente dá atenção ao seu pós-cirúrgico e utiliza a meia de compressão, usada para diminuir a sensação de cansaço e peso nas pernas. Elas comprimem a musculatura e melhoram o fluxo venoso.

A escleroscopia com glicose é indicada para vasos com menos de dois milímetros. No procedimento, o médico injeta a glicose nas veias da perna do paciente e a substância faz com que os vasos sequem, impedindo a passagem do sangue. As aplicações da injeção podem ser realizadas a cada 15 dias de intervalo. Esta opção de tratamento não é indicada para pessoas diabéticas.

Com tratamento à laser endovenoso, um laser é inserido por dentro da veia com a ajuda de um aparelho de ultrassom. Este procedimento esquenta a veia da perna até que o vaso seja queimado para impedir que o sangue volte a alterá-la. O processo leva de 30 a 45 minutos para que seja concluído, é bastante eficaz e sua recuperação é rápida.

Outra opção de tratamento são o uso de cremes, loções e pomadas. Estes produtos combinados às meias de compressão, podem ser encontrados no site da Drogaria Araujo e ajudam a tratar o inchaço e a dor causada pelas varizes.

Como prevenir o aparecimento das varizes?

A melhor forma de prevenir o aparecimento das varizes é adotando um estilo de vida saudável. Um dos fatores que colaboram para o aparecimento das varizes é a obesidade. Portanto, controle o peso e pratique atividades físicas aeróbicas como andar de bicicleta, natação, caminhada etc.

Consulte seu médico angiologista, especializado na parte vascular, para que ele avalie o caso e indique qual é a melhor forma de tratamento para você.

Conte com sua farmácia online Araujo para encontrar tudo o que precisa e deixar a sua saúde ainda melhor.

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *