Dicas para manter o pique em 2018

Woman doing yoga on the lake - beautiful lights

Quem nunca se viu fazendo listas de atividades para o ano seguinte e as abandonando no meio do caminho? A primeira dica para conseguir manter o gás é não fazer planos impossíveis ou distantes demais da sua realidade cotidiana. Um exemplo: você deseja ser corredor(a) e disputar a Volta da Pampulha? Comece aos poucos, fazendo caminhadas curtas e, principalmente, procure orientação de um profissional. Para vencer o sedentarismo, não é necessário se tornar um atleta de ponta. Uma simples caminhada oferece diversos benefícios para o corpo e para a mente.

Outra meta (especialmente comum nesta época do ano) é a busca pela perda de peso, que pode trazer benefícios cardiovasculares e bem-estar. Entretanto, é preciso não confundi-la com a adoção de dietas mirabolantes. A não ser que seja por indicação de uma nutricionista ou por motivos de intolerância a determinados alimentos, as dietas extremamente restritivas costumam acabar provocando o “efeito sanfona”, o famoso engorda e emagrece. Esse efeito é extremamente prejudicial, uma vez que contribui para o aparecimento de sérios problemas de saúde, como a hipertensão e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Planeje uma mudança de alimentação de longo prazo e que contemple mais alimentos saudáveis, dando um “chega para lá” nos processados. Muitos casais que decidem emagrecer juntos acabam aprendendo a cozinhar, testando novas receitas e descobrindo o prazer de dividir as panelas. Que tal?

1. Planeje a mudança

2. Mantenha o ritmo

3. Não se cobre demais

E, por fim, não se cobre demais e lembre-se de que nada é alcançado de um dia para o outro. Quer ter uma pele cheia de viço por muito tempo? Comece adotando, desde já, bons hábitos, como a ingestão diária de cerca de 2 litros d’água e o uso sistemático de um protetor solar. Nunca é tarde para começar a se cuidar e quanto antes melhor!

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