Doenças de inverno: o melhor remédio é se proteger

Doenças de inverno

Você sabia que, no inverno, a ocorrência de doenças como gripe, pneumonia, sinusite e meningite mais do que dobra? E sabia que é possível prevenir casos graves dessas doenças com a vacinação?

Para você aprender mais sobre isso, nós criamos um teste com os mitos e verdades sobre as doenças do inverno e sua vacinação. Assim você testa seus conhecimentos e fica mais bem informado!

O que você sabe sobre as doenças de inverno? Responda com verdadeiro ou falso

Responda às perguntas abaixo com verdadeiro ou falso.

1) Friagem, chuva e sorvete podem causar gripe e pneumonia.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

2) Gripe e resfriado são a mesma coisa.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

3) A gripe pode levar à pneumonia.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

4) As doenças pneumocócicas ocorrem apenas em pessoas com o sistema imunológico comprometido.

  ( ) Verdadeiro ( ) Falso

5) A vacina da gripe muda todo ano.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

6) A vacina da gripe pode causar gripe.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

7) Pessoas de todas as idades podem tomar a vacina da gripe.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

8) Existem diferentes tipos de vacina contra o pneumococo.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

9) A vacina da gripe vai evitar 100% dos casos de gripe.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

10) Os esquemas de vacinação contra a gripe e doenças pneumocócicas são diferentes no SUS e no setor privado (clínicas e farmácias).

 ( ) Verdadeiro ( ) Falso

Quantas você acertou?

Descubra as respostas certas para cada afirmação:

  1. A exposição à friagem, chuva ou sorvete, por si sós, não são capazes de causar gripe ou pneumonia. A gripe é causada por vírus, e a pneumonia pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos. Mesmo assim, é claro que é melhor se manter protegido e aquecido durante o inverno.
  2. Gripe e resfriado têm sintomas parecidos, mas não são a mesma doença. A gripe tende a ser mais grave, ao passo que o resfriado tem sintomas mais leves, que geralmente duram menos tempo.
  3. É verdade que a gripe pode levar à pneumonia. Isso acontece mais em idosos, recém-nascidos, grávidas, mulheres que deram à luz há pouco tempo e pessoas com doenças crônicas. Por isso, vacinar-se contra a gripe é importante e pode prevenir também a pneumonia.
  4. Doenças causadas por bactérias pneumococos, como pneumonia, sinusite e meningite, também podem acometer pessoas saudáveis, com sistema imunológico normal. As crianças e os idosos têm maior risco e, por isso, necessitam mais da proteção da vacina pneumocócica.
  5. Os vírus que causam a gripe podem sofrer mutação, por isso, todo ano temos uma nova composição da vacina Influenza, que considera novos vírus circulantes no país e no mundo. Por esse motivo, é importante renovar a vacinação contra a gripe todo ano.
  6. A vacina da gripe não é capaz de causar gripe, pois contém apenas vírus mortos e inativados em sua composição. Mesmo assim, ela é capaz de ativar o nosso sistema imunológico para nos proteger da doença.
  7. Apenas bebês com menos de 6 meses de idade não devem receber a vacina da gripe. Todas as demais pessoas podem tomar a vacina da gripe anualmente. A vacina é considerada obrigatória em idosos, crianças com mais de 6 meses, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, imunodeprimidos e pessoas com doenças crônicas.
  8. Existem diferentes tipos de vacina contra doenças pneumocócicas, disponíveis no SUS, nas clínicas privadas e farmácias. Há vacinas que protegem contra 10 tipos, 13 tipos e até 23 tipos diferentes de pneumococos. A indicação depende da idade e das condições de saúde do paciente.
  9. A vacina da gripe protege contra os tipos mais importantes de vírus, mas não é capaz de proteger contra 100% dos casos de gripe. Mesmo assim, tomar a vacina é fundamental, pois ela protege contra os tipos mais graves da doença.
  10. Os esquemas de vacinação contra gripe e pneumococos são diferentes no SUS e no setor privado (clínicas e drogarias). No SUS, existem algumas restrições sobre quais pessoas podem receber a vacina da gripe ou pneumocócica. Além disso, pode haver diferenças entre as vacinas que são aplicadas. A vacina da gripe aplicada na Araujo é tetravalente, isto é, previne contra quatro tipos de vírus que causam a gripe.

Gabarito

  1. Falso, 2. Falso, 3. Verdadeiro, 4. Falso, 5. Verdadeiro, 6. Falso, 7. Falso, 8. Verdadeiro, 9. Falso, 10. Verdadeiro.

Doenças de inverno

Conte com a Araujo para se prevenir!

E aí, aprendeu mais sobre as doenças do inverno? E a sua vacinação está em dia? Caso suas vacinas não estejam, converse com seu médico. Você pode tomá-las na Araujo. Conheça as lojas e os horários de funcionamento desse serviço:

De segunda a sábado, das 8h às 20h. Domingo, das 8h às 14h
Matriz – Centro – Rua Curitiba, 327
Funcionários – Av. Getúlio Vargas, 840

De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
Barro Preto – Av. do Contorno, 9.841
Castelo – Av. Miguel Perrela, 530
Cidade Nova – Av. Cristiano Machado, 2.400
Estoril – Av. Professor Mário Werneck, 1.340
Gutierrez – Rua André Cavalcanti, 222
Mangabeiras – Praça da Bandeira, 180
Nova Lima – Rua Alameda da Serra, 1.369
Savassi – Av. do Contorno, 6.115

De segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Aos sábados, das 8h às 12h.
Padre Eustáquio – Rua Padre Eustáquio, 2.208

De segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados, das 8h às 14h.
São Bento – Rua Michel Jeha, 20 e 22

De segunda a sexta, das 7h às 21h30. Aos sábados, das 7h às 16h.
São Lucas  – Praça Hugo Werneck, 450

De segunda a sexta, das 10h às 19h.
Planalto – Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1.691

De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 10h às 14h, exceto feriados. Diamond – Av. Olegário Maciel, 1.600, Loja BG 3/4

Conheça nosso Serviço Farmacêutico

O Serviço Farmacêutico oferece um atendimento personalizado, em que profissionais farmacêuticos de confiança estão sempre à disposição para orientar e ajudar você na adoção de novos hábitos de saúde, dando suporte ao tratamento prescrito pelo seu médico. 

Converse com o nosso farmacêutico e conheça nossos programas de promoção da saúde e os respectivos valores:

– Hipertensão em Dia

– Diabetes em Dia

– Colesterol em Dia

– Autocuidado

– Imunização

Parar de Fumar

Perda de Peso

– Adesão à Prescrição Médica

dO

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *