Obesidade: por que devo me preocupar com isso?

Obesidade

Nos últimos anos, a quantidade de pessoas com sobrepeso ou obesidade tem aumentado muito. Até 2025, serão cerca de 2,3 bilhões de adultos com excesso de peso em todo o mundo, sendo mais de 700 milhões com obesidade. Já o número de crianças com sobrepeso poderá chegar a 75 milhões caso nada seja feito.

No post de hoje, vamos falar um pouquinho sobre os riscos da obesidade para a saúde, mostrar um passo a passo simples para você descobrir se está acima do peso e dar algumas dicas para você combater o problema de forma saudável. Acompanhe com a gente e fique ligado!

Os riscos da obesidade

A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como pressão alta, diabetes, infarto do coração, problemas nas articulações, entre outras. Além disso, o excesso de peso pode interferir na questão estética, social e psicológica, tendo grande impacto na qualidade de vida.

Por tudo isso, é importante cultivar bons hábitos e evitar o ganho excessivo de peso. Por uma vida mais saudável e mais feliz.

Como saber se estou acima do peso?

Uma forma simples de saber é calculando o Índice de Massa Corporal, IMC. Para cacular o seu IMC, basta dividir o seu peso pela sua altura:

Obesidade

Obesidade

Atenção com a circunferência abdominal

Outra medida muito importante é a circunferência do abdômen, ou seja, o diâmetro da barriga. Quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, ela é perigosa, e sempre merece ser combatida.

Ela está por trás de muitos males fatais associados à obesidade, como as doenças do coração, por exemplo. A medida da circunferência do abdômen é a forma mais simples de saber se há acúmulo de gordura nessa região.

Obesidade

E como você está?

Para saber, pegue uma fita métrica e passe em volta da barriga, na altura do umbigo. Faça isso com a respiração relaxada, sem murchar a barriga. Não estique nem aperte demais a fita contra o corpo.

Confira com os valores abaixo:

obesidade

Eliminar gordura abdominal por meio de atividades físicas, como caminhada, bicicleta e corrida, traz muitos benefícios à saúde e reduz os riscos de doenças. Mudando hábitos dá para viver mais e melhor!

Conheça sua composição corporal

Além do cálculo de IMC e da circunferência abdominal, há outras formas de avaliar a composição do nosso corpo e obter uma análise mais precisa da nossa saúde.

O Atendimento Farmacêutico da Araujo, por exemplo, conta com balanças especiais, que medem a quantidade de gordura e músculo do corpo, entre outros parâmetros.

Obesidade

Atividade física é qualidade de vida

Como falamos, o excesso de gordura no abdômen aumenta o risco de doenças ligadas ao coração. E a melhor forma de eliminar a gordura abdominal é por meio de atividades físicas e, claro, uma dieta balanceada.

Uma vida ativa é fundamental para a boa saúde. Exercícios como caminhada, bicicleta e corrida, além de ajudar na perda e/ou manutenção do peso, mantêm a saúde do seu coração e previnem inúmeras doenças.

Você também pode começar revendo seus hábitos diários. Que tal começar a usar a escada no lugar do elevador? Descer um ponto antes do ônibus? Fazer uma caminhada diária? Aumente os exercícios progressivamente. O ideal é alcançar 150 minutos na semana!

Mudando alguns hábitos dá para viver mais e melhor. Está com dificuldades? A Araujo pode te ajudar.

Quer ajuda para perder peso de forma saudável?

A Araujo oferece atendimento farmacêutico personalizado, em que profissionais farmacêuticos de confiança estão sempre à disposição para orientar e ajudar você na adoção de novos hábitos de saúde, dando suporte ao tratamento prescrito pelo seu médico.

Conheça o nosso acompanhamento de perda de peso em uma das unidades abaixo:

Alípio de Melo 12h às 21h
Av. Abilio Machado, 1830, Jardim Inconfidência – Belo Horizonte

Barreiro 9h às 18h
Av. Visconde de Ibituruna, 235, Barreiro Baixo – Belo Horizonte

Betim 10h às 19h
Av. Governador Valadares, 455, Centro – Betim

Ceasa 9h às 18h30
Rod. BR 040, km 688, lojas 5 a 10 (Ceasa Shopping), Guanabara – Contagem

Centro 11h às 20h
Rio de Janeiro, 337, Centro – Belo Horizonte

Matriz 7h às 23h
Rua Curitiba, 327, Centro – Belo Horizonte

Padre Eustáquio 12h às 21h
Padre Eustáquio, 2208, Padre Eustáquio – Belo Horizonte

São Bento 10h às 19h
Rua Michel Jeha, 20 e 22, São Bento – Belo Horizonte

São Lucas 7h às 23h
Praça Hugo Werneck, 450, Santa Efigênia – Belo Horizonte

São Pedro 10h às 19h
Av. Nossa Senhora do Carmo, 1440, São Pedro – Belo Horizonte

Savassi 7h às 22h
Av. do Contorno, 6115,Funcionários – Belo Horizonte

Silva Lobo 10h às 19h
Av. Silva Lobo, 1.164, Nova Granada – Belo Horizonte

Fonte do post: Adaptado da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

Capturar

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *