Ostomia – O que é? Por que fazer? Quais são os tipos?

O que é ostomia

Você já ouviu falar em ostoma, ostomia ou colostomia? Conhece ou já viu alguma foto de alguém com necessidade de usar uma espécie de bolsinha pendurada próxima à barriga?

Pois bem, muitas pessoas, por diversos motivos, necessitam criar uma comunicação entre os seus órgãos internos — ligados ao sistema digestivo ou urinário — ao exterior do corpo para expelir as suas fezes ou urinas, seja de forma temporária ou permanente.  

Essa comunicação se dá por meio de uma intervenção cirúrgica e é o assunto do post de hoje. Veja algumas informações sobre a ostomia e tire todas as suas dúvidas — e preconceitos — a respeito. Acompanhe:

O que é?

A ostomia é uma abertura feita cirurgicamente na parede abdominal para criar um novo caminho de eliminação da urina e das fezes, já que algumas pessoas são impossibilitadas de realizarem essas funções pelos meios naturais.

Por que fazer ostomia?

Os motivos que levam as pessoas a passarem por esse procedimento são variados, como: perfurações acidentais no abdômen, câncer de intestino, no reto e na bexiga, e em alguns casos, devido a algumas disfunções que impossibilitam o funcionamento desses órgãos.

Quais são os tipos?

Existem três tipos de ostomas, que podem ser permanentes ou temporários:

Colostomia é um tipo de ostoma intestinal que realiza a comunicação do cólon com o exterior do corpo.  

Ileostomia já a ileostomia faz a comunicação do intestino delgado e se localiza sempre ao lado inferior direito do abdômen.

Urostomia —  A urostomia é a intervenção cirúrgica que tem como objetivo desviar o curso comum da urina.

As pessoas ostomizadas, depois de um período de adaptação, de orientação e cuidado necessário, podem levar uma vida normal, já que adquirem segurança e qualidade de vida.

Se você é ostomizado ou quer entender mais sobre o assunto, a Araujo organizou um bate-papo especial sobre pessoas ostomizadas, para este sábado, dia 19/11.

O evento é gratuito e começa às 9h.  Endereço: Loja Pronto-Socorro – Rua Paraíba, nº 9 (1º andar), em frente ao Hospital João XXIII.

Não deixe de participar e comentar as suas dúvidas com a gente!

Fonte: Associação Brasileira de Ostomizados

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *