Você é alérgico aos ácaros? Descubra os principais sintomas da alergia

Cork, Ireland

Para proteger o seu bem-estar. Para defendê-lo dos piores vilões. Para vencer o mal. Esse é o lema da Liga da Saúde Araujo!

E, como somos incansáveis, hoje vamos explicar como surge a alergia causada por esses pequenos e silenciosos, mas terríveis bichinhos. Quer saber se você é ou não alérgico aos ácaros? Acompanhe com a gente.

Por que os ácaros fazem mal à saúde?

Durante o seu ciclo de vida de aproximadamente 100 dias, as atividades desses microrganismos se resumem a comer, defecar, se reproduzir e brigar uns com os outros. O que de fato faz mal para as pessoas não são os ácaros em si, e sim os seus excrementos. E, como se reproduzem rapidamente, eles se tornam verdadeiras pragas!

Apesar de gostarem de ambientes úmidos e quentes, é no período mais seco e frio que sentimos com maior intensidade os malefícios causados pelos ácaros em nosso sistema respiratório. E os motivos são diversos: desde a pouca circulação de ar nos ambientes fechados até a utilização de roupas e cobertores que ficaram guardados por muito tempo e foram infestados pelos microrganismos.

É gripe ou alergia?

Pelo fato das gripes e resfriados surgirem com mais frequência no inverno, é importante não confundi-los com alergias. É muito comum, nesta época do ano, as pessoas misturarem os sintomas, já que eles são bastante parecidos.

Para distinguir se você está apenas resfriado, observe a duração dos sinais do seu corpo. Os resfriados melhoram em até dez dias, as alergias não.

O que sentem os alérgicos aos ácaros?

Os sintomas da alergia variam de acordo com o grau do processo inflamatório da pessoa. Os mais comuns são:

  • Conjuntivite
  • Eczema
  • Sensação de peito fechado à noite
  • Espirros
  • Coceira nas mãos ou face
  • Corrimento ou bloqueio nasal
  • E até mesmo asma

Mas o que será que faz a pessoa desenvolver todos esses desagradáveis sintomas? Ou, por que, em uma mesma casa ou ambiente de trabalho, algumas pessoas sofrem e outras não com as alergias?

A reação alérgica

Para explicar como uma reação alérgica começa, é preciso entender como o nosso sistema imunológico funciona. Resumidamente, o sistema imunológico é o mecanismo de defesa do corpo. O tempo todo, estamos expostos a muitos organismos e substâncias alergênicas e, na maioria das vezes, convivemos com isso sem problema nenhum. Porém, em uma pessoa não alérgica, a reação protetora que o organismo produz contra essas substâncias é nula ou de baixa intensidade e ela permanece despercebida. Já em um indivíduo alérgico, cada vez que ele entra em contato com seu alergênio, é desencadeada uma resposta protetora exagerada.

As reações alérgicas são bem mais comuns na infância, principalmente quando a criança já manifesta uma predisposição. Mas os tipos de alergia entre pessoas da mesma família podem ser bem diferentes. Um filho pode ter asma, e outro, rinite alérgica, por exemplo.

E a pergunta que não quer calar é: existe cura para a alergia causada por ácaros? Bom, não existe uma cura específica, já que cada organismo reage de uma forma alérgica diferente. Existem tratamentos, que sempre começam com a prevenção.

Quer saber como você pode viver livre dessa “poeira” que faz mal para a sua saúde? Baixe o nosso guia e descubra dicas infalíveis para combater os ácaros. Só não se esqueça de comentar com a gente o que achou!

Você é alérgico aos ácaros?

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *