Como dormir bem nas últimas semanas da gravidez

Como dormir bem na gravidez

Vira daqui, ajeita dali, escora com o travesseiro e nada de encontrar uma posição confortável para dormir? E mais: a vontade de ir ao banheiro toda hora, junto com a ansiedade da reta final da gravidez, não deixa você relaxar nadinha para dormir? Calminha, mamãe!

Durante o desenvolvimento da gestação, à medida que a barriga vai crescendo, é comum que as futuras mamães sintam ainda mais dificuldade em dormir. Mas alguns truques podem ajudar a relaxar e fazer com que as suas noites de sono sejam mais serenas e tranquilas. Quer saber como dormir bem na gravidez? Confira as dicas que separamos:

Deixe o ambiente confortável

A primeira dica é transformar o seu quarto em um templo: deixe a iluminação leve, tente reduzir os barulhos e se afaste de distrações, como o celular e a TV. A ideia é fazer com que o seu quarto fique o mais confortável e relaxante possível para que o sono apareça mais fácil.

Uma musiquinha tranquila, um ambiente fresco e até mesmo um bom livro podem ajudar (e muito!) a acalmar e deixá-la mais sonolenta.

Aposte nos aliados do sono

Pode parecer aquelas receitinhas da vovó, que ninguém leva muito a sério, mas acredite: tomar um chazinho de camomila ou de erva-doce deixa o estômago quentinho e ajuda a tranquilizar. Por isso dê preferência a uma bebida quente (sem cafeína) para tomar à noite — mas cuidado para não abusar e ficar com vontade de ir ao banheiro toda hora.

E mais: tomar um banho morno e fazer alguns exercícios de respiração também são ótimos para relaxar e controlar a ansiedade. Aposte!

Fuja dos alimentos ricos em sódio e gordura

Não é preciso dizer que na gravidez a mulher deve ter cuidado redobrado com a alimentação, certo? E para que ela consiga descansar e dormir melhor, alguns alimentos devem ser evitados, como comidas muito temperadas, gordurosas ou alimentos ácidos, como os à base de tomate. Eles podem causar azia e indigestão, além de reter líquido e fazer com que o corpo fique mais inchado.

Por isso, procure não fazer uma refeição muito grande perto da hora de dormir e opte por alimentos mais leves e saudáveis.

Acerte na posição para dormir bem na gravidez

Para achar uma posição que deixe você mais confortável, aposte em travesseiros e almofadas. A dica é dormir de lado, apoiando a barriga em um travesseiro e usar outro entre as pernas. Existem alguns modelos especiais para a gestação, que acomodam todo o corpo ao mesmo tempo.

Evite dormir reta, com a barriga para cima, pois o seu peso pode pressionar e causar incômodos, fazendo com que você fique com a sensação de fraqueza. Se você sente muita azia, use travesseiros mais altos, que se adaptam à cabeça.

Fazer alguns alongamentos antes de se deitar também pode ajudar a relaxar os músculos e a mente. Com apenas dois minutinhos, dá para alongar os ombros, o pescoço e as costas e se acomodar na cama com mais facilidade.

Por fim, lembre-se de descansar mais, fazendo pausas para dormir um pouco durante o dia.

E aí, mamãe, pronta para dormir bem na gravidez? Conhece mais alguma dica que ajude as futuras mamães a dormirem melhor nas últimas semanas? Compartilhe com a gente!

Manual para Chá de Bebê

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *