Gravidez x Toxoplasmose

A toxoplasmose ainda é um assunto polêmico quando falamos de grávidas que têm gatos como animais de estimação, já que o felino é um hospedeiro definitivo do protozoário que causa essa doença.

Apesar dos tabus, especialistas alertam que a possibilidade de contrair a doença acariciando ou brincando com seu gato de estimação, ou até mesmo através de arranhões e mordidas, é mínima ou inexistente. Já os cuidados com a higiene pessoal e com a ingestão de alimentos são muito importantes e eficazes para evitar a contaminação.

Existem outras formas de entrar em contato com esse protozoário, já que o contágio se dá pelo contato com as fezes de animais hospedeiros, ainda que indiretamente. A ingestão de frutas, verduras e legumes mal cozidos, o consumo de carne crua ou mal cozida, além do contato direto com a terra, em atividades de jardinagem, por exemplo, podem representar um risco maior do que a convivência com seu próprio animal de estimação.

Para manter uma relação segura com os gatos durante a gravidez, certifique-se de que a alimentação deles seja feita à base de ração e alimentos industrializados, excluindo completamente a carne crua do cardápio. Outra dica é evitar que o animal tenha contato com terra possivelmente contaminada pelas fezes de outros gatos. Dessa forma, você evita que o protozoário se aloje no seu pet, e garante sua saúde e a do bebê que vai chegar.

Foto: OC Pets

Confira outras dicas

– Sempre utilize luvas e pazinhas quando for recolher as fezes do gato;

– Lave adequadamente a caixa de areia e faça a higienização das suas mãos após o procedimento, mesmo com o uso de luvas;

– Guarde a ração fora do alcance de gatos desconhecidos;

– Mantenha as hortas devidamente cercadas para evitar que outros gatos frequentem o local;

– Utilize luvas sempre que manusear a terra;

– Visite o médico e faça todos os testes de infecção durante o pré-natal;

– A saúde do animal também é importante. Mantenha as visitas dele ao veterinário em dia.

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *