Brincando com o seu cão

Como nós humanos, os cães estão entre os poucos animais que gostam de brincar mesmo na idade adulta. E isso é uma das coisas de que eles mais gostam! A brincadeira mantém a mente e o corpo saudáveis e fortalece a relação do proprietário com seu animal, pois melhora a maneira como ele ouve e responde aos comandos.

Na hora da brincadeira, você pode também aproveitar para educar o seu cão, estimulando o comportamento e as atitudes que quer dele. Use petiscos e carinhos como recompensa quando for ensinar truques como sentar, deitar e esperar ao seu cão. Elevai se divertir enquanto aprende os truques que te ajudarão a controlá-lo melhor.

Fonte: Stock.Schng

Mas não se esqueça de estabelecer algumas regras para que a brincadeira seja saudável. Ela deve agradar a ambos, e quem escolhe a hora de começar e terminar a brincadeira é você. Encerre a brincadeira antes que você ou seu cão se cansem, para que tenham sempre vontade de recomeçar.

Evite usar na brincadeira objetos como sapatos ou roupas velhas que não queira mais, brinquedos velhos das crianças, bichos de pelúcia, entre outros. Seu animal poderá não diferenciar objetos velhos de novos e brincar com algo que você não gostaria.

Quer brincar de atirar a bola para ele ir buscar? Você deve ensiná-lo. Persegui-lo para tirar o brinquedo dele é outra brincadeira. Seu cão pode propor, mas você decide ensinando.

Lembre-se, ganhar fortalece sua posição como líder. Tente ganhar na maioria das vezes e mantenha o controle sobre a brincadeira para não ter problemas com disciplina depois.

Sabendo das regras, vamos brincar? Algumas dicas de brincadeiras interessantes:

Esconde-esconde
É divertido para todos. Uma pessoa segura o cão (filhote) enquanto a outra se esconde. A pessoa que estiver com o cachorro pergunta “Onde está fulano?” e anda com ele pela casa. No começo, quem está escondido pode precisar fazer algum barulho para atrair a atenção do cachorrinho. Quando ele encontrar a pessoa, todos devem elogiá-lo. Logo o cão irá procurar quem está escondido sem precisar de muito incentivo, encontrando cada membro da família pelo nome.

Fonte: Stock.Schng

Procura
Uma pessoa segura o cão enquanto a outra esconde o objeto que será procurado: pode ser um brinquedo que o cão goste ou um petisco. A pessoa que escondeu o objeto volta e pergunta ao animal “Onde está o petisco (ou nome do brinquedo)? Procura!”, e deixa-o ir. Se ele encontrar o objeto (se for petisco ele pode comer), ótimo. Se não, leve-o até o esconderijo, mostre o objeto e elogie o cão. Assim que ele melhorar na brincadeira, torne os esconderijos cada vez mais difíceis. O cão pode aprender os nomes de muitos brinquedos e objetos com este jogo.

Fonte: Stock.Schng

Jogar o brinquedo para que ele busque
Jogue um brinquedo e diga “Pega”. Ele deve buscar o brinquedo e trazê-lo até você. Se ele prender o brinquedo e não voltar com ele, tente com dois. Enquanto ele segura o que você deseja, mostre ao cão o outro e convença-o a persegui-lo. Quando ele soltar o primeiro, pegue-o e repita o processo. Sempre que ele trouxer o brinquedo até você, elogie e faça festa.

Bom divertimento!

Por Raquel Souza Neves – médica veterinária coordenadora de projetos da Drogaria Araujo.

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *