Gatinhos: cuidados e higiene com filhotes

Não é à toa que imagens de gatos são sucesso absoluto na internet. Esses animais são realmente muito fofos, elegantes e charmosos. Os filhotinhos então, nem se fala!

Se você tem um deles em casa, ou está pensando em adotar um, confira a seguir alguns cuidados especiais que você precisa seguir para que os bichanos tenham uma vida saudável.

Pinterest

Cuidados com o pelo
Os gatos são animais naturalmente limpos, de modo que seu bichano não precisa da sua ajuda, especialmente se tiver pelo curto. Gatos de pelos longos, no entanto, devem ser penteados regularmente, geralmente uma vez por dia. Se o seu gato se acostumar com a escovação desde cedo, vai apreciar muito esses momentos. O gatinho chega a ronronar quando escovado, demonstrando toda a satisfação com esse cuidado.

Olhos e ouvidos
Após a escovação, certifique-se que os olhos e os ouvidos do gatinho estejam limpos, claros e livres de secreções. Limpe apenas a superfície do ouvido com um papel, mas não vá mais fundo porque pode ser arriscado para o seu filhote.

Pinterest

Bocas e dentes
Verifique sempre a boca do seu gato para ver se os dentes estão limpos. A gengiva saudável deve ter uma cor rosa. Pergunte ao veterinário sobre os cuidados dentários necessários e seus respectivos produtos.

Garra
As garras são importantes para os gatos. Além de funcionarem como um mecanismo de defesa dos gatinhos, ajudam no apoio e na escalada. Apenas em animais muito velhos e com sobrepeso é que pode ser necessária a remoção das garras. Um poste arranhador ajuda os animais a gastarem as garras pra não ficarem muito grandes e ainda garante vida mais longa aos seus sofás.

Pinterest

Compartilhar:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *