Os benefícios da meia de compressão para a circulação

Problemas de circulação nos membros inferiores causam situações muito incômodas e podem ser um risco à saúde. E o pior é que são muito comuns. As varizes, por exemplo, atingem até 70% da população adulta em maior ou menor grau. Além do cansaço, da sensação de perna pesada e da dor, se não tratados, os problemas na circulação na região das pernas podem evoluir para doenças mais sérias, como tromboses ou embolia pulmonar.

Para quem tem histórico de casos na família é ainda pior, já que doenças venosas crônicas têm como principal fator de risco a genética. Nestes casos, a recomendação é sempre manter hábitos saudáveis e focar na prevenção.

Felizmente, a ciência vem encontrando formas de ajudar quem sofre com problemas circulatórios. Uma delas são as meias de compressão, que, por meio de uma pressão graduada, estimulam o retorno do sangue venoso ao coração.

Confira neste artigo os principais benefícios desse produto e como ele pode auxiliar no tratamento ou prevenção de problemas circulatórios.

Como funcionam as meias de compressão?

Nossas veias são responsáveis por transportar o sangue de volta ao coração. Esse trabalho é mais difícil nas partes inferiores do corpo, uma vez que é mais difícil bombear o sangue “para cima”, contra a gravidade. Ele é feito com a ajuda de estímulos como movimento e exercícios do corpo.

Logo, quem passa longos períodos sentado ou de pé coloca uma pressão considerável sobre o sistema venoso, comprometendo a capacidade de transporte do sangue. Essa pressão pode fazer com que as veias dilatem, gerando as veias varicosas.

A meia de compressão atua colocando uma pressão sobre a área vestida, fazendo com que o diâmetro da veia seja reduzido e auxiliando as válvulas venosas a fechar-se outra vez, ao diminuir a quantidade de sangue que reflui para as pernas.

Quem pode usar?

Isso depende do diagnóstico, porque existem diferentes problemas – e níveis desses problemas – que atingem as veias. Logo, existem diferentes grau de compressão, e também do comprimento da meia e das partes que ele cobre.

Por isso, o recomendável é sempre seguir as orientações de um médico, de preferência com especialização em cirurgia vascular.

As meias de compressão também possuem benefícios para atletas, mas, neste caso, de forma preventiva. Ao praticar um esporte intensamente, as vibrações e os impactos são enviados para os músculos, levando-os ao desgaste e à sobrecarga, podendo causar lesões. As meias permitem comprimir os músculos e reduzir as vibrações, minimizando a fadiga e reduzindo o risco dessas lesões.

Araujo tem: meias de compressão e condições especiais

Se você se interessou pelos benefícios da meia de compressão, A Araujo tem uma novidade: temos a linha de meias Sigvaris, líder mundial de mercado, e com condições especiais para conveniados Araujo.

A Sigvaris é uma empresa Suíça que é líder mundial na produção de meias médicas de compressão. Há mais de 150 anos no mercado, a marca está presente em mais de 70 países, sendo a primeira do ramo no Brasil a receber o ISO 13485:2016.

Confira em nosso site toda a linha de produtos Sigvaris, ou encontre-os na Araujo mais próxima de você.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *