Mais mitos e verdades sobre a dengue

Continuando a falar dos mitos e das verdades sobre a dengue, seguem mais algumas informações importantes para combatermos a doença.

É verdade que o mosquito se reproduz mais rapidamente no calor? Que outros hábitos o Aedes aegypti tem?

Sim. No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos de dengue no verão. O mosquito fica onde o homem estiver e prefere picar o humano a qualquer outra espécie. Água acumulada é o ambiente ideal para a reprodução.

Água de piscinas pode servir de criadouro para o mosquito?

Depende. Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que água com cloro e água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

Aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra ajuda a combater o Aedes aegypti?

Não. A eficácia da borra de café não foi comprovada na prática do dia a dia (já foi até verificado que água suja de borra de café faz desenvolver a larva do mosquito), e a sua utilização não simplifica os cuidados atualmente recomendados, que são: eliminação de pratos, ou utilização de pratos do tamanho exato dos vasos, ou colocação de areia até as bordas dos pratos, ou eliminação da água e limpeza semanal dos pratos com bucha e sabão. Além disso, a borra de café com açúcar pode atrair formigas.

A dengue pode ser contraída mais de uma vez?

Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. É importante lembrar, porém, que manifestações mais graves da dengue podem ocorrer na primeira infecção.

teste rápido da dengue é capaz de determinar se o indivíduo está imune ou não ao vírus, caso ele já tenha sido contaminado anteriormente em algum momento da vida, e você pode realizá-lo na drogaria Araujo. Não é necessário agendamento.

Algum medicamento cura a dengue?

Não. Não existe nenhum antiviral que cure a dengue. Quando a pessoa é diagnosticada com a doença, o tratamento dos sintomas é paliativo, feito com analgésico, antitérmico e muita hidratação.