Assadura: prevenir é o melhor remédio

Outubro é o mês da Mamãe e do Bebê na Araujo. Neste mês tão especial, teremos cinco dias de ofertas imperdíveis e um mês inteiro de economia.

A assadura é um problema frequente na vida de mamães e bebês. Conhecer um pouco mais sobre ela ajuda a prevenir os pequeninos desse incômodo.

As fezes e a urina são ricas em substâncias que irritam e agridem a pele, causando uma inflamação caracterizada por vermelhidão e inchaço. Além disso, o calor e a umidade favorecem a reprodução dos fungos, o que agrava o quadro e leva ao aparecimento de lesões. A genitália do bebê pode ficar dolorida e sensível.

Prevenir a assadura é muito fácil, mas, caso ela aconteça, o tratamento é simples. Siga as dicas abaixo e proteja ainda mais o seu bebê:

– Trocar a fralda sempre que estiver molhada e/ou suja evita o contato excessivo da pele com as fezes.
– Limpar bem o bebê a cada troca de fralda remove os resquícios de fezes e urina sobre a pele. Não é necessário dar banho a cada troca; basta limpar bem.
– Aplicar uma camada bem vigorosa de creme contra assadura a cada troca de fralda não é exagero; ao contrário, a função desse creme preventivo é formar uma barreira protetora. Assim, as fezes e a urina ficarão em contato com o creme e não atingirão a pele do bebê. Camadas finas de creme não são capazes de oferecer a proteção esperada.
– Optar por fraldas mais “respiráveis” ajuda a manter a genitália do bebê mais arejada e menos propensa a reprodução de fungos.
– Sempre que possível, deixar o bebê sem fralda durante um tempo para arejar a pele.
– Não utilizar cremes de tratamento de assadura quando se quer preveni-la. Na verdade, esses cremes são medicamentosos, pois possuem antifúngicos na composição. O tempo médio de tratamento é de dois a três dias.
– Se a assadura for persistente, consultar um pediatra. Alguns casos podem necessitar de corticoides ou de tratamento oral.
– Garantir que o bebê, após os seis meses ou conforme orientação médica, esteja tomando quantidades adequadas de água. Um bebê bem hidratado tem a pele também hidratada e consequentemente mais resistente.

E como vocês já sabem, outubro é o Mês da Mamãe e do Bebê na Araujo. Por isso, temos várias ofertas para você cuidar do seu bebê, como o Hipoglós Amêndoas 80g com um preço superespecial.  Nas lojas da Araujo, comprando duas caixas, você ganha a terceira*. Aproveite também o Bepantol Baby 30g com um precinho que é um mimo.

Por Melissa Helena de Nazaré Silva – farmacêutica da Araujo

*Essa promoção é exclusiva para as lojas Araujo e não válida para compras feitas pelo site nem pelo Drogatel.