As cores certas para o seu tom de pele

Você já deve ter percebido que algumas cores combinam mais com seu tom de pele e outras, menos. Talvez já tenha notado também que algumas podem te deixar com aparência cansada, pálida e desgastada. Em contrapartida, há tons que te iluminam, fazem você parecer mais saudável e trazem harmonia para a sua imagem.

Imagens: Pinterest

Para descobrir quais cores combinam com o seu tom de pele, é bom reservar um tempo para analisar primeiramente os seus próprios tons (a cor dos seus olhos, da sua pele e dos seus cabelos).  A partir daí, poderá observar três fatores com mais atenção:

– Tente perceber se o seu rosto tem mais cores claras ou escuras. Isso é chamado de valor das cores.

– Depois observe se a sua pele, seus olhos e seus cabelos são mais opacos (sem muito brilho) ou vivos (brilhantes). Essa é a intensidade.

– E tem mais: será que a sua pele é quente ou fria? Para saber, esqueça um pouco o gosto pessoal e pense com qual você fica melhor: dourado ou prata? As pessoas de pele quente ficam melhor usando dourado e as de pele fria, prata. Partindo desse princípio, você descobre a temperatura da pele.

Feito isso, é possível você concluir se é uma pessoa que tem o tom de pele claro, opaco e quente ou escuro, vivo e frio, entre várias outras combinações que podem ser feitas até chegar à mais próxima da sua. As cores que você usa devem seguir as mesmas características (valor, intensidade e temperatura) do tom da sua pele.

Um tom de rosa para cada tom de pele.

Imagens: Pinterest

Uma das formas de saber com precisão as cores que te valorizam é contar com a ajuda de uma pessoa especializada em consultoria de imagem. O consultor usará algumas técnicas para fazer as combinações acima e, no final, apresentará uma cartela de cores especial para o seu tom de pele. Essa cartela vai orientar você na hora de escolher as cores que vai usar em roupas, acessórios, unhas e maquiagem.

Imagem: Pinterest

Confiar na sua intuição também é importante. Ao experimentar algumas cores e suas variações, percebemos quais são as que nos deixam com a aparência bonita e quais evidenciam as nossas imperfeições (ruguinhas, olheiras, manchas). Mas é preciso observar bastante e ter olho clínico, hein? Parar em frente ao espelho por uns minutinhos para se conhecer melhor é sempre bom.

Aí você pergunta: só vou poder usar as cores que combinam comigo? E aquele tom de cinza que adoro, mas que não me valoriza? Isso não é problema. A regrinha das cores é válida para os tons que usamos perto do rosto. Se você quiser usar uma blusa cinza, use sem medo. Só não se esqueça de colocar um batom ou um colar, por exemplo, de uma cor que combine com o seu tom de pele.

Pronto. Agora que você está por dentro da importância das cores e sabe como descobrir as que combinam com o seu tom de pele, é hora de colocar essas dicas em prática.

O bom é que, na Drogaria Araujo, você encontra uma infinidade de produtos coloridos para testar.

Imagem: Google Images