Como diminuir a queda de cabelo

A perda de cabelos ou alopecia, pode estar associada à diversos fatores que vão desde as pré-disposições genéticas, doenças do couro cabeludo e até mesmo a fatores emocionais. Ainda assim, existem opções para amenizar a queda dos fios no dia a dia. Veja quais são algumas das causas da queda de cabelo e o que fazer para evitar.

Como diminuir a queda de cabelo. Blog da Drogaria Araujo.Causa Genética da queda de cabelo

Os fatores genéticos ou hormonais são responsáveis pela calvície, que deixa o couro cabeludo aparente com o passar do tempo. Apesar de especialistas indicarem remédios e tratamentos para amenizar o problema, existem pessoas que optam por implantes capilares para tratar a alopecia androgenética, como também é conhecida.

Alimentação

O eflúvio telógero é o motivo da queda de cabelo causada por deficiências alimentares ligadas a falta de vitaminas e nutrientes necessários para que os fios cresçam com saúde. Essa deficiência é diagnosticada através de exames solicitados por um especialista. Falta de proteína de carne vermelha, excesso de cafeína, açúcar e álcool podem influenciar nessa queda.

Químicas capilares

Cabelos que passam por processos como alisamentos, colorações e outros procedimentos, podem ficar com seus fios danificados e ressecados a longo prazo. Depois destas alterações químicas e estruturais dos cabelos, é necessário que se faça a hidratação e recuperação capilar para que eles não fiquem quebradiços e ressecados.

Outras causas

A queda de cabelo também pode ser comum em mulheres que acabaram de ter filhos e estão em fase de amamentação pelas intensas alterações hormonais, ou em pós-cirúrgicos – pois o corpo pode ficar um pouco mais fragilizado devido às medicações utilizadas. Neste caso, é ideal que se invista numa alimentação balanceada para suprir as necessidades nutricionais.

Como diminuir a queda dos cabelos?Como diminuir a queda de cabelo. Blog da Drogaria Araujo.

Com pequenas atitudes diárias, a queda de cabelos pode ser reduzida.
Evite dormir com o cabelo molhado porque desta maneira, o couro cabeludo não ficará úmido, evitando a proliferação de fungos.

Evite pentear o cabelo embaixo do chuveiro. O fio úmido fica ainda mais frágil e embaraçado, exigindo mais esforços para que fique sem nós. Esse movimento pode ferir o couro cabeludo, propiciando a queda dos fios. O ideal é retirar o excesso de água com toalha e desembaraçá-lo em seguida. O uso de um creme de pentear nas pontas dos cabelos pode ajudar a evitar a quebra dos fios.
Evite utilizar várias químicas simultaneamente no cabelo como tinturas, relaxamentos, entre outros. Além de enfraquecer o fio, esses tratamentos colaboram para que ele fique fragilizado e quebre se não houver manutenção adequada.

Evite lavar os cabelos todos os dias se eles não forem oleosos. Ao lavar os cabelos todos os dias, você acaba eliminando os óleos naturais produzidos pelos fios, os quais são os responsáveis por sua hidratação e proteção.

Outras dicas

Enxague bem os cabelos durante a lavagem para que fique o mínimo de resíduos no couro cabeludo.

Prenda os cabelos apenas quando estiver seco. Quando se prende os fios molhados, eles tendem a quebrar por estarem fragilizados. Os danos também podem chegar ao couro cabeludo.

Shampoo antiqueda resolve?Como diminuir a queda de cabelo. Blog da Drogaria Araujo.

Os shampoos antiqueda colaboram para diminuir a queda do cabelo . Mas é recomendável que um dermatologista indique o melhor para a sua necessidade.

Mantenha hábitos saudáveis, faça exercícios físicos e tenha alimentação balanceada para amenizar a queda dos cabelos. Se você acha que seu cabelo cai numa quantidade exagerada, é sempre recomendável consultar um dermatologista e obter orientações adequadas.
Ele poderá indicar o tratamento para queda de cabelo . Seja qual for o seu tratamento, conte com os produtos de higiene pessoal da Araujo durante seu tratamento capilar.

Comentários

  1. Adorei o artigo do site. Muito importante saber que a queda de cabelo existe por vários fatores diferentes, por isso é muito importante procurar um medico especializado para saber qual a causa da queda de cabelo pra ai sim poder fazer algum tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *