Dicas e produtos para cuidar do seu cabelo no verão

Em um país tropical como o Brasil, o verão é hora de aproveitar tudo de bom que a estação oferece: praia, areia, piscina, sol, vento e muito, muito calor! Isso significa cuidado redobrado com nosso corpo. Ou seja, foco na hidratação, na alimentação leve e muito protetor solar para a pele.

O que muita gente acaba esquecendo é que o cabelo também precisa de cuidado diferenciado nesta época do ano. Ele sofre com o cloro da piscina, com o sal do mar e com a alta temperatura, que fazem com que os fios percam água e proteína. O resultado são fios desbotados, ressecados e quebradiços.

Para evitar que você passe por isso nesta época do ano, separamos algumas dicas e produtinhos que vão ajudar na proteção de seus fios contra as altas temperaturas.

Atenção à higiene

Vamos começar pela higiene básica: nesta época, o suor, o calor e a umidade podem aumentar a ocorrência de problemas como seborreia e caspa. Por isso, lave sempre os cabelos e deixe-os secar naturalmente, sem prender.

Evite também utilizar o secador de cabelo. Se precisar utilizá-lo, opte pelo modo frio, uma vez que o vento quente pode contribuir para a desidratação dos fios.

Minimizando os danos

Se você vai curtir piscina ou mar, é inevitável o contato com cloro ou sal nos fios. Uma maneira de minimizar o impacto dessas substâncias é evitar que elas fiquem em contato com o cabelo por muito tempo ou mesmo que o cabelo seque antes que você as remova. Uma ducha de água tratada após sair do mar ou da piscina já ajuda a retirar parte do cloro ou do sal, tanto dos cabelos como da pele, evitando danos maiores.

Aposte em produtos com proteção solar

Outra ótima opção é trocar seus produtos convencionais por shampoos e condicionadores que possuem linhas especiais para o verão. Eles contam com proteção UV e ativos especiais que previnem quebra, ressecamento e perda de brilho.

Esse tipo de cosmético sela os fios, preservando tanto a nutrição quanto a beleza e diminuindo o impacto direto do sol no cabelo. A TRESemmé, por exemplo, possui a linha Solar Repair, desenvolvida exclusivamente para o verão a partir de extrato natural de hibisco e nutrição reparadora com óleo de oliva. Confira a lista de produtos no nosso site: 

Outra excelente indicação é o Leave In Haskell Girassol 4 em 1 S.O.S Verão, que pode ser utilizado antes ou após tomar sol. Seu princípio ativo é o óleo de girassol, rico em vitamina E e ômega 6, que possuem ação antioxidante e previnem o desbotamento da cor dos cabelos.

Mantenha a rotina de hidratação

Mesmo com todos os cuidados para evitar danos aos fios, é recomendável também a aplicação de máscaras de nutrição ou de hidratação ricas em aminoácidos e óleos vegetais, que são ideais para os cabelos quebradiços. Esta Máscara Capilar Bio Extratus Botica Algas, por exemplo, é livre de corantes, petroquímicos e parabenos e ainda possui alta concentração de ativos vegetais que tratam os cabelos de forma natural e eficaz.

Você também pode optar por manter um cronograma capilar com três etapas essenciais: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Neste post, ensinamos um passo a passo para montar o seu e curtir o verão tranquila.

 

Gostou das nossas dicas e recomendações? Você pode encontrar todos os produtos mencionados aqui em nosso site, na Araujo mais perto de você, em nosso aplicativo ou Drogatel. Agora é só montar seu nécessaire, botar sua roupa de banho e aproveitar o verão.