Guia de cuidados para a sua pele no verão

A combinação férias e verão é uma maravilha, não é mesmo? São tantas as opções para aproveitar o clima: praia, piscina, visitar uma cachoeira ou praticar alguma atividade na natureza, o importante é aproveitar o melhor dessa estação ao ar livre.

Mas também é importante lembrar que o verão tem seus desafios: o aumento da incidência solar ultravioleta, que é o tipo mais prejudicial à nossa saúde, aumento da presença de mosquitos e outros insetos, além da perda de líquido natural do corpo, que é maior nessa estação.

Mas fique tranquilo! Para você aproveitar o verão com tranquilidade, a Araujo separou algumas dicas e produtos para você se proteger, pegar aquele bronzeado saudável e sem riscos à sua saúde.

Confira!

A importância de se proteger

Essa dica é bem conhecida, mas vale reforçar: os melhores horários para praticar alguma atividade diretamente sob o sol é sempre pela manhã ou no final da tarde. A recomendação é porque, nesses períodos, a presença de raios UVB, que são os mais nocivos, é menor.

O horário de maior incidência é entre as 11h e 14h, e para quem está na praia, esse período se estende até as 16h, já que a areia reflete até 30% da radiação.

Portanto, é indispensável o uso do protetor solar. Ele possui substâncias que absorvem parte da radiação ultravioleta do sol (UVA e UVB), reduzindo os riscos de insolação, queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até câncer de pele.

Qual protetor solar escolher?

Você já deve ter reparado que os protetores solares possuem um número na embalagem que indica o fator de proteção solar, certo? Mas muita gente confunde como esse indicador funciona. Ele não significa que um produto seja mais forte ou fraco que outro, mas sim o tempo que ele irá proteger sua pele dos danos do sol.

Por exemplo: se a sua pele leva dez minutos para começar a apresentar os sinais da exposição ao sol, com um protetor de FPS 30 ela estará protegida por um período trinta vezes a esse, que é de 300 minutos ou 5 horas.

Por isso um mesmo protetor pode variar sua eficácia dependendo do tom de pele e do período de tempo que ela irá ficar exposta ao sol. Na dúvida, um dermatologista pode orientá-lo corretamente qual o melhor a usar. 

Na Araujo, você encontra protetores com diversos FPS e também versões como protetor infantil ou o antirrugas com ativo hialurônico. Confira nossa lista e escolha o seu!

Nivea Sun Protect & Hidrata FPS 50

Protetor Loreal Solar Expertise Antirrugas FPS 60 sem cor

Protetor Solar Caladryl FPS 50

Neutrogena Sun Fresh FPS 70

Protetor Solar Helioderm Suncare Kids Color FPS 30

Protetor Solar Corporal Anthelios XL-Protect FPS 70

Protetor Solar Idéal Soleil Clarify Média FPS 605

Proteção e hidratação pós-sol

É preciso lembrar que não é só debaixo do sol que precisamos de proteção e cuidado. Além dele, há fatores como o cloro da piscina, o sal, no caso da água do mar, ou até mesmo o suor, que aumentam os danos se a pele não receber o cuidado ideal.

O ideal é tomar um banho frio para remover os resquícios dessas substâncias e esfriar a pele e, em seguida, aplicar algum gel ou creme para a hidratação. O Caladryl é uma ótima opção porque hidrata e minimiza os efeitos do sol, proporcionando ainda uma sensação de frescor. Confira algumas opções que você pode usar para cuidados pós-sol.

Caladryl loção pós sol

Creme Facial Nivea

Protetor Labial Ricca FPS 15

Cicatricure Gel Creme Antissinais Diurno FPS 30

Mosquitos: um incômodo perigoso

Seja no litoral, no interior, em áreas naturais ou urbanas, eles aparecem em peso no verão. A combinação de chuvas e alta umidade com calor é ideal para aumentar a presença de mosquitos, e eles não só incomodam muito, como também podem ser vetores de algumas doenças.

Logo, carregar um repelente de mosquitos nessa época do ano é garantir a sua paz e sono, bem como uma forma de proteger a sua saúde. O Repelente Exposis Extreme é uma ótima indicação, que pode te proteger por até 10 horas, incluindo do Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Você também encontra na versão spray.

Para os pequenos, é recomendável algo mais suave, como o Repelente Moskitoff Baby, que tem uma fórmula sem álcool, para não ressecar a pele delicada do bebê, e com fragrância mais suave.

 

Curtiu nossas dicas? Agora é só passar na Araujo mais perto de você e montar sua nécessaire de verão, ou escolher seus produtos diretamente em nosso site ou aplicativo e receber em casa para curtir sem preocupação.