Passo a passo: aprenda a fazer um cronograma capilar

Cuidados com os cabelos são uma das maiores tendências do momento. Grupos nas redes sociais para compartilhar técnicas, influenciadoras dando dicas, marcas lançando produtos para todos os tipos de cabelos e uma infinidade de técnicas e segredos invadiram a internet.

E uma das tendências mais populares é o cronograma capilar, uma agenda de tratamentos para recuperar a saúde dos cabelos danificados e manter os fios saudáveis. Ela é bastante adotada porque é uma prática indicada para todos os tipos de cabelo, independente da textura ou curvatura, já que lida com danos que atingem qualquer tipo de fio.

Essa rotina é feita em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Todos os procedimentos podem ser feitos em casa, com produtinhos facilmente encontrados nas Drogarias Araujo.

Confira nosso passo a passo e aprenda como fazer.

Hidratação

Um dos mais antigos e conhecidos tratamentos capilares, a hidratação é fundamental tanto para cabelos totalmente danificados quanto, até mesmo, para os saudáveis. Ela ajuda a repor a água dos fios, devolvendo o brilho e a maciez. 

É um tratamento que deve ser contínuo. O ideal é encontrar o produto mais apropriado para o seu tipo de cabelo, aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo periodicamente, de preferência até duas vezes por semana.

Você precisará de uma máscara concentrada para aplicar nos fios úmidos durante o banho, após lavar o cabelo com shampoo. Existem vários produtos no mercado destinados aos diferentes tipos de cabelo e com vários ingredientes. Abaixo, estão os principais princípios ativos da hidratação e como eles agem no cabelo:

  • D-Pantenol: proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho. 
  • Manteiga de oliva: hidrata profundamente os cabelos a longo prazo. 
  • Óleo de coco extravirgem: rico em vitamina E e ácidos graxos. 
  • Babosa: hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural. 
  • Aminoácidos funcionais: regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

E não se esqueça: o condicionador deve ser sempre o último passo, pois ele é quem vai fechar a cutícula do fio e preservar a hidratação.

Nutrição 

Esta etapa é importante principalmente para cabelos cacheados, em que a curvatura impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. A composição dos produtos nutritivos é rica em manteigas e óleos vegetais que, combinados com componentes hidratantes, darão outra vida ao cabelo.

A nutrição pode ser feita de três formas.

  • Máscara para nutrição: prática, ela pode ser feita com cremes compostos por óleos e manteigas durante o banho e leva de 2 a 5 minutos.
  • Umectação com óleo vegetal: nesse caso, aplica-se o produto antes do banho, podendo ser o óleo de coco, abacate, argan ou algum outro de origem vegetal. Aplique desde a raiz até as pontas e deixe agir por cerca de trinta minutos para então lavá-lo.
  • Umectação noturna: semelhante ao procedimento anterior, mas indicado para cabelos muito ressecados. Nesse caso, o óleo é aplicado à noite, antes de dormir, e removido apenas no dia seguinte. Não se esqueça de colocar uma touca firme para proteger as roupas de cama durante a noite.

Reconstrução

Este é um tratamento mais profundo, indicado para cabelos que passaram por procedimentos químicos e estão finos, quebradiços e porosos. Você pode fazer o tratamento de duas maneiras: com máscaras concentradas reconstrutoras ou com a cauterização capilar com a queratina líquida.

Com a máscara, é bastante simples, bastando a aplicação do produto após o shampoo, um processo semelhante à hidratação. Já com a queratina, o processo é um pouco diferente: depois de lavar o cabelo com o shampoo, borrife o produto nas pontas e por todo o comprimento dos fios com eles ainda úmidos. Deixe a queratina agir por 10 minutos. Em seguida, sem enxaguar, aplique uma máscara concentrada por cima, distribuindo o produto mecha a mecha, e deixe agir por mais 5 minutos. Só então enxágue bem, removendo o produto sem deixar resíduos.

É possível fazer a reconstrução uma vez por semana sem problemas, mas fique atenta: o importante é observar o estado de suas madeixas e avaliar se é realmente preciso, ou o cabelo pode ficar rígido.

Por onde começar?

Primeiramente, é preciso entender a necessidade do seu cabelo para, assim, oferecer os nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Um bom truque para descobrir se seu cabelo precisa mais da hidratação, nutrição ou reconstrução é por meio de um teste de porosidade. 

É bem simples e você pode fazê-lo em casa.

Coloque um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio do seu cabelo na água. Por fim, é só analisar o resultado. Se o fio boiar, ele precisa de hidratação. Se ele não afundar totalmente e nem boiar, precisa de nutrição. E se o fio afundar, ele precisa de reconstrução.

Montando sua tabela

A frequência e os produtos usados podem variar para cada pessoa, e o ideal é que nos primeiros dias você acompanhe como seu cabelo reage aos tratamentos. Mas, para começar, aqui está uma sugestão simples, baseada no resultado que o teste de porosidade apresentar.

Gostou das dicas e está animada para começar seu Cronograma Capilar? Passe na Araujo mais próxima de você. Nossa equipe está preparada para tirar suas principais dúvidas e oferecer o produto adequado para seu cabelo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *