Tintura

Eu lembro de quando pintei meu cabelo pela primeira vez: tinha uns 13 anos, estava viajando com uma amiga, e foi uma prima mais velha da tal amiga que levou nós duas para escolher o tom. Lógico que foi ela mesma quem aplicou a tintura, e olha, mesmo tendo tudo pra dar errado, ficou superbom!!! Hahahah…
E bem, talvez por essa primeira experiência positiva, sempre fui muito corajosa e já brinquei bastaaaante com as cores, viu? Comecei no castanho escuro, passei pelos vermelhos escuros, pelo loirinho, cheguei ao vermelhão-laranja, cansei e pintei de preto, mas ficou roxo, aí fiquei loira de vez. Ou seja… Posso deixar aqui algumas dicas pra quem vai pintar os cabelos? Só pra vocês não terem que passar os perrengues que passei, hehehe… Vamos lá:

– Antes de aplicar a tintura, penteie beeeem o cabelo, e proteja a pele que vai estar exposta à tintura. Usando um hidratante bem forte (sabe aquele beeem pastoso? Esse mesmo!), proteja a testa, as orelhas e a nuca, tomando cuidado para não passar no cabelo, porque aí a tinta não vai “pegar” direito.

– Ainda na preparação, lembre que o cabelo não pode ter nenhum restinho de cremes e afins: isso vai prejudicar a fixação da nova cor! Ah, outro detalhe: use luvas durante a aplicacão, senão imagina a cor das suas unhas no final da bagunça..!

– Na hora de escolher a cor, tente se lembrar de alguns detalhes: se você escolher um tom muito mais claro que o seu, a raiz vai aparecer bastante, o que quer dizer que você vai precisar retocar frequentemente. Se escolher um tom fantasia, tipo o vermelhão, a cor vai desbotar muito facilmente, então os cuidados terão de ser redobrados: shampoos, condicionadores e todos os produtos protetores da cor que você puder encontrar serão seus melhores amigos!

– Teste para ver se você tem alguma reação alérgica ao produto! Toooda caixinha de tintura lembra disso, mas a gente costuma pular essa parte, né? Agora imagina que agonia se o couro cabeludo começa a coçar!! Vale testar!

– Se você tem alguma química no cabelo (escova progressiva, permanente e até outra tintura), talvez não seja uma boa ideia aplicar sozinha… A reação pode ser só uma cor diferente do que você esperava, mas também pode chegar à queda dos fios!!!!

Depois de pintar, nunca é demais lembrar que vale a pena usar produtos para cabelos tingidos. A cor fica bonita por mais tempo, e você vai precisar da hidratação extra, acredite! E bem, se tudo der errado… Lembre que cabelo, ainda bem, cresce!!!