Tutorial: como fazer uma camiseta tie-dye

tie-dye

Você conhece a técnica tie-dye? Este termo inglês é o nome de um processo de tingimento de tecido. Tie significa “amarrar” e dye significa “tingir”. Misturando diversas cores e tons, o tie-dye resulta em estampas bastante coloridas e psicodélicas.

E elas estão de volta como uma tendência para este verão. Mas calma, não precisa sair correndo para comprar novas peças e atualizar o guarda roupa. O tie-dye é uma técnica divertida e que pode ser feita em casa, com uma peça que você já possui.

Confira neste tutorial o que você irá precisar e como fazer uma estampa tie-dye.

Como fazer o tie-dye?

Essa técnica gera estampas com características únicas porque as amarrações do tecido, que podem ser feitas com barbante ou elásticos de borracha, isolam algumas partes, fazendo com que algumas áreas recebam as tintas e outras não. É essa mistura de manchas coloridas com partes brancas da peça original que produz estampas tão diferentes, porque, dependendo da maneira como você enrola e prende o pano, tudo pode mudar.

Do que você irá precisar

Para fazer sua peça tie-dye, separe os seguintes itens:

  • Uma peça de roupa clara sem estampas, de tecido natural
  • Tinta para tecido 
  • Elástico de borracha ou barbante
  • Luvas de borracha (use em todo o processo para proteger a pele das mãos do contato com a tinta)
  • Papéis de descarte (como jornais, por exemplo, para forrar a superfície que você irá trabalhar)

Você pode encontrar todos esses produtos na Araujo comprando aqui pelo nosso site, no novo app ou pelo drogatel.

Prepare o tecido

A peça de roupa escolhida precisa estar limpa para não correr riscos de surgir falhas indesejadas na estampa. Lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar o processo de tingimento.

Com a peça de roupa seca, você irá torcer e amarrar para começar o processo de tingimento. Como mencionamos acima, o processo é um pouco aleatório, dependendo do jeito de torcer e das cores escolhidas. Se você possui um pedaço de tecido velho ou descartável, é recomendável fazer algum teste com ele antes para entender como funciona.

Uma recomendação para a primeira tentativa é abrir a peça sobre uma superfície e enrolá-la a partir do seu centro. Coloque a mão sobre o ponto central da peça e gire, repetindo até que ela se torne um pequeno círculo de tecido enrolado e amarrotado. 

Pegue esse círculo e prenda com dois elásticos, um na horizontal e outro na vertical, formando uma cruz que divida a peça em 4 partes iguais.

Tingimento

Dilua as tintas para tecido escolhidas em copos descartáveis com água, seguindo as medidas e instruções do rótulo do produto. Você pode usar duas ou mais cores, como a sua intuição mandar. Mas, para começar, é bom colocar apenas duas, para ter menores chances de erro e também para que você entenda como as cores interagem com o tecido enrolado.

Após diluir as tintas, borrife água pura na camiseta enrolada e amarrada, mas sem encharcar, apenas umedecendo a superfície. Em seguida, em cada uma das partes da cruz formada pelo elástico, você irá despejar um pouco de água com tinta, alternando para criar os efeitos.

Deixe a roupa secar ainda enrolada e presa pelo elástico, para a tinta aderir ao tecido. Para isso, mantenha a peça em um local seco, bem ventilado e longe da luz direta do Sol até que o tecido seque completamente.

Se você usar outro tipo de corante (em pó) ou tintas guache, por exemplo, precisará ainda fazer um processo de fixação das cores. Após a peça secar, ferva um litro de água em uma panela grande, acrescente uma colher de sopa de sal grosso, uma de vinagre branco e uma de amaciante de roupas. Sem mexer, deixe o tecido imerso na solução por cerca de 10 minutos e retire.

Sua peça tie-dye está prontinha! 

Agora é só cortar as amarras ou remover o elástico e lavar o tie-dye pela primeira vez com água e sabão neutro para retirar o excesso de tinta. Isso vai ajudar a deixar a estampa mais natural e também evitar que ela manche outras roupas na próxima lavagem.

Curtiu nosso tutorial? Confira também esse texto sobre Como tingir o cabelo em casa.