Como viver bem com o tempo seco

Períodos prolongados com dias secos, umidade relativa do ar baixa e a insistente poluição nos grandes centros urbanos acionam o sinal de alerta para a possibilidade de aumento das doenças respiratórias, das alergias e de outras complicações. As estatísticas indicam que, nesta época do ano, os índices das chamadas doenças de estação e das internações chegam a triplicar no Brasil.

Crianças, idosos e pessoas alérgicas são os mais sensíveis às bactérias e vírus que causam gripe, congestionamento nasal, tosse, alergias respiratórias, dor de cabeça e outros males provocados pelo ressecamento das mucosas.

O que fazer, então, para evitar as doenças e reduzir os efeitos da mudança de clima sobre o nosso corpo e saúde?

As recomendações são variadas e passam pelo aumento do consumo de líquidos; substituição de alimentos com muito sal e condimentos por outros mais saudáveis; prática de exercícios físicos apenas em horários de menor insolação (evitar o período entre 10h e 17h); e uso de cremes hidratantes na pele. Além disso, é importante fugir das grandes aglomerações, lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes por dia e evitar a exposição prolongada aos locais com ar-condicionado, que resseca o ambiente.

Pinterest

Os aparelhos umidificadores de ar são importantes aliados na prevenção das doenças provocadas pelo tempo seco, principalmente nesta época do ano, em que a umidade relativa do ar pode cair para índices menores do que 30%.

Os umidificadores de ar devem ser utilizados em casa e em escritórios, onde a aglomeração de pessoas é maior, o que facilita o aparecimento de doenças.  Normalmente, são eficientes em ambientes com até 20 metros quadrados, mas já existem equipamentos com capacidade para até 30 metros quadrados e que podem, ao mesmo tempo, combinar efeito de umidificação com a aromatização dos ambientes, a partir do uso de essências na água.

A Drogaria Araujo conta com vários modelos de umidificadores de ar, de diferentes capacidades e que garantem até 20 horas de funcionamento ininterrupto, e podem ser equipados com sistema de desligamento automático, que assegura um baixo consumo de energia. Caso tenha dúvidas em relação a qual modelo escolher, você pode contar com a ajuda técnica de nossos farmacêuticos.

O que os umidificadores oferecem

– Umidificação do ar em ambientes fechados, restaurando a umidade relativa para níveis próximos de 60%, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

– Os aparelhos funcionam “quebrando” as partículas de água em unidades menores que 5 micra, gerando uma névoa fina, homogênea e sem cheiro, que umidifica o ambiente.

Diferenças entre umidificadores

– Capacidade de armazenar água (aparelhos com capacidade de três a seis litros de água).

– Tempo de funcionamento (autonomia variável de 4 a 20 horas de funcionamento).

– Desligamento automático (timer).

– Voltagem (bivolt ou não).

– Selo do Inmetro (a partir de 2013, só poderão ser comercializados aparelhos com certificação do Inmetro).