Oxímetro: como utilizar para detectar a COVID-19

oxímetro

Um dos principais sintomas da COVID-19 é a falta de ar, que ocasiona menor oxigenação no sangue. E assim como a febre pode ser detectada com um termômetro, o nível de oxigênio pode ser medido em casa com um aparelho chamado Oxímetro.

Neste texto, vamos te explicar como funciona um Oxímetro, como fazer o uso correto e como ele pode ajudar no diagnóstico antecipado dos casos de COVID-19.

Como funciona o Oxímetro?

O aparelho é parecido com um prendedor. Ao ser colocado na ponta de um dos dedos das mãos ele mede o oxigênio periférico nas células, apresentando uma porcentagem no visor do aparelho. É recomendável que a mão esteja quente e relaxada, e o dedo a ser medido estar sem cortes ou feridas.

Como ler as informações do oxímetro?

A quantidade de oxigenação no sangue pode variar entre 0% e 100%, sendo que o normal para uma pessoa saudável é estar acima de 95%. Os médicos alertam que, geralmente, se o oxímetro registrar níveis abaixo de 93% é preciso ficar de olho.

Cuidados no ato do exame

Vale alertar que um índice abaixo de 95% não indica necessariamente que a pessoa está com COVID-19. Outras doenças respiratórias, inclusives doenças pulmonares crônicas causada pelo tabagismo, por exemplo, podem causar baixos níveis de oxigênio nas células.

Também há alguns fatores externos que podem interferir nos resultados, uma vez que ele é medido utilizando uma tecnologia de raios infravermelhos. A interferência pode ser causada por:

  • unhas com esmalte de cor forte;
  • peles com pigmentação mais escura;
  • excesso de luminosidade no ambiente.

Não tome decisões sozinho

Outro alerta importante é o cuidado com a automedicação. O oxímetro não tem capacidade de detectar o novo coronavírus, apenas um sintoma que pode ter relação com a COVID-19, mas também com diversas outras doenças ou condições de saúde. Apenas o médico pode fazer um diagnóstico correto e, se necessário, pedir a realização do teste rápido ou outro exame.

Por isso, o correto é usar o aparelho como fonte de informação para ajudar seu médico, informando os níveis obtidos nas medições juntamente com todos os outros sintomas. 

Se você se interessou e quer adquirir o seu, adquira o seu Oxímetro na Araujo pelo link abaixo, ou compre pelo App para receber em casa ou pelo Clique e Retire.

Oxímetro de Pulso Multilaser Portátil