Anvisa libera medicamento à base de Canabidiol no Brasil

canabidiol

Desde o ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução Da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019, de 9 de dezembro de 2019, estipulou os procedimentos para a concessão da Autorização Sanitária para a fabricação e importação e os requisitos para a comercialização de produtos de Cannabis para fins medicinais.

Agora, no dia 22 de abril deste ano, o órgão, em nova publicação da RESOLUÇÃO-RE nº 1.186, de 20 de abril de 2020, aprovou a liberação de um novo fármaco à base de canabidiol no Brasil. Esse é o primeiro medicamento à base de canabidiol aprovado para produção no país.

E a Araujo já está oferecendo o produto fabricado pelo laboratório Prati-Donnaduzzi, que, até o momento, é o primeiro e único autorizado a produzí-lo no Brasil.

Continue a leitura e conheça melhor o que é esse princípio ativo derivado da Cannabis, quais são seus usos em tratamento e como será sua comercialização.

 

O que é o medicamento à base de canabidiol?

O canabidiol, ou CBD, é uma substância química presente na planta Cannabis sativa. A solução oral de canabidiol (CBD) é um produto classificado como fitofármaco, isto é, produzido a partir de matéria-prima natural e sem alteração. Ele não é psicoativo, como o Tetra-hidrocanabinol (THC), também presente na planta.

O cérebro humano possui uma série de receptores capazes de interagir com esse componente, conhecida como sistema endocanabinóide. Esses receptores e enzimas trabalham como sinalizadores entre as células e os processos do corpo, atuando na regulação do sono, dor, humor, processos físicos e cognitivos.

 

Para quais tratamentos o canabidiol é indicado?

O medicamento é indicado para casos muito específicos, e hoje é usado principalmente para tratar a epilepsia refratária infantil. Alguns estudos também apontam que o CBD tem se mostrado efetivo para o tratamento de algumas síndromes epilépticas graves, como a de Dravet e a de Lennox-Gastaut, que geralmente não respondem aos remédios convencionais.

 

Como iniciar o tratamento com o canabidiol?

Ele pode ser prescrito por médicos que acompanham o tratamento do paciente, mas vale observar que, na resolução publicada pela Anvisa, o órgão informa que “o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro”.

A solução oral de canabidiol só pode ser comprada com receita médica de controle especial do tipo B, cuja numeração é fornecida pela vigilância sanitária local. Cada receita permite uma dose equivalente a 60 dias de tratamento e tem validade de 30 dias.

A Araujo tem

Você pode adquirir o fitoterápico à base do canabidiol na Araujo. A compra pode ser feita exclusivamente na loja Medicamentos Especiais, localizada na Rua Paraíba, número 9 – 3º ANDAR (esquina com a Avenida Alfredo Balena).

E se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe de farmacêuticos, que está preparada para orientar você, e pelo Drogatel, no número (31) 3270-5000.