O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um dos mais comuns no país e em cerca de 75% dos casos, esta doença atinge homens acima dos 65 anos. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua função é auxiliar na produção do sêmen liberado durante a relação sexual.
cancer de prostata Blog da Drogaria AraujoEntender detalhes sobre a doença contribui para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Saiba mais informações sobre o câncer de próstata e entenda a importância de consultar médicos especialistas e de realizar exames preventivos periodicamente.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode evoluir, não manifestar sintomas ou quando aparecem, eles correspondem ao crescimento benigno da próstata. Em sua fase mais avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, impotência sexual, sangue no líquido seminal, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, perda no controle da bexiga ou do intestino devido à pressão do tumor contra a médula espinhal, dificuldades para urinar ou levar à infecção generalizada e insuficiência renal. Quando a doença se espalha pelo corpo, o homem pode sentir dor nas costas, quadris, coxa e ombros.
A hiperplasia prostática possui os mesmos sintomas, porém, é benigna. As únicas formas de identificar o tipo e estágio da doença é através dos exames preventivos solicitados por um especialista.

Diagnóstico

É importante consultar médicos urologistas com regularidade e fazer os exames preventivos, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer.
O diagnóstico da doença acontece, principalmente, através do exame de toque retal e da dosagem de PSA no sangue, que sugerem a necessidade da realização de outros exames. Em homens com algum tipo de sintoma da doença, a próstata pode apresentar certa sensibilidade e aumentar de tamanho. Já o nível do PSA tende a aumentar com o avanço da idade, mas, nem sempre o aumento deste hormônio está ligado ao câncer de próstata.

Existem também os exames de imagem feitos após os exames preliminares, que colaboram para o diagnóstico do câncer como o Ultrassom Transretal, que utiliza ondas sonoras acima do limite audível para os ouvidos humanos e produzem imagens em tempo real dos órgãos, tecidos e fluxo do sangue no corpo. Já a Cintilografia Óssea, é utilizada para identificar a metástase óssea, comum em casos de câncer avançado. Um líquido radioativo é injetado nas veias do paciente e depois de algumas horas, este material é atraído pelo tecido infectado pela doença. Para detectar a radioatividade nas áreas atingidas, utiliza-se uma gama câmera que cria a imagem do esqueleto e sugere as áreas atingidas. A Tomografia Computadorizada é uma técnica de raio X para visualizar o interior de pequenas partes do corpo. O paciente deita em uma mesa e entra no aparelho que, durante alguns minutos, mapeia toda a extensão corporal do paciente.
A melhor forma de saber sobre o estágio e o tipo de câncer é consultar um médico especialista. É extremamente importante consultar um médico especializado e realizar os exames solicitados.

Fatores de Risco

Existem fatores que influenciam no aparecimento do câncer de próstata como a idade e histórico familiar.
Para os homens que possuírem casos deste tipo de câncer na família, recomenda-se que os exames preventivos sejam iniciados aos 40 anos de idade. Já para aqueles que não possuem este histórico, o ideal é começar a partir dos 45 anos.
Outro fator que pode influenciar no aparecimento do câncer é uma rotina sedentária, somada à ingestão de grandes quantidades de gordura saturada, principalmente a animal e com pouca ingestão de fibras naturais.
A etnia também é um fator relevante no aparecimento do câncer. Homens negros apresentam faixa de risco alta, brancos estão na linha mediana e os orientais apresentam baixa incidência.
Exposição ao cádmio, mineral encontrado em fumaças de cigarro e pilhas alcalinas, são apontadas como influências para o aparecimento da doença.

Tratamento

Existem alguns tipos de tratamento para o câncer de próstata e cada um deles se aplica a um estágio do câncer. São elas:
Intervenção cirúrgica: Onde todo o tecido afetado pelo câncer é retirado.
Radioterapia: Com este tratamento, as células cancerígenas são mortas através da radiação.
Terapia hormonal: Diminuem o nível dos hormônios que estimulam o crescimento do tumor.
Terapia multimodal: Esta é específica para pacientes com câncer em estágio avançado e é feita através de medicamentos.
Quimioterapia: Apesar de ser menos utilizada, a quimioterapia também pode ser uma opção para o tratamento deste câncer. Ela é realizada à base de medicamentos que destroem as células do câncer e é utilizada quando o tratamento hormonal não funciona ou logo no início da doença.
Bisfosfonatos: Este grupo de medicamentos é utilizado por homens diagnosticados com o câncer quando há metástase (quando se espalha pelos ossos) colaborando para a redução dos sintomas da doença.

Prevenção do Câncer de Próstata

prevenir cancer de prostata Blog da Drogaria Araujo

Se o câncer for detectado precocemente, as chances de cura chegam a 90%. Por isso, realizar os exames e fazer o acompanhamento médico é essencial.
Vale reforçar a dica para manter a saúde em dia. Uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de cigarro ajudam na prevenção deste tipo de câncer e também de outras tantas doenças. Consulte seu médico regularmente.
Consulte a Drogaria Araujo e encontre os produtos para cuidar de sua saúde e de toda a família.