Melatonina: como começar a tomar

Como tomar melatonina07

A melatonina é o hormônio sintético do sono e pode trazer diversos benefícios à saúde. Comercializada há anos nos Estados Unidos e regularizada pela Food and Drug Administration (FDA) como suplemento, ela foi liberada no Brasil para comercialização em farmácias de manipulação no ano passado e já é amplamente consumida.

Neste post, você vai descobrir como a melatonina age no organismo, quais são os seus benefícios e como manipular e tomar o suplemento. Confira!

O que é a melatonina?

A melatonina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e está diretamente ligada aos nossos ciclos de sono. Ela vem sendo estudada há anos para a regularização do ciclo circadiano, que é o comportamento biológico dos seres vivos no período de 24 horas.

Sua produção obedece a um ritmo diário de luz e escuridão. Ou seja, o horário em que ela é observada em maiores quantidades no nosso organismo é durante a noite, geralmente entre 2 e 3 horas da manhã. Por outro lado, é durante o amanhecer que sua produção cai para os valores mínimos diários. Esse ciclo indica o importante papel da melatonina para o repouso e manutenção do organismo.

Quais são os principais benefícios da melatonina?

Os principais benefícios da melatonina — e você vai entender melhor por que logo abaixo — são:

  • Auxilia nos distúrbios do sono
  • Combate o envelhecimento
  • Previne o câncer
  • Ajuda na concentração

Estudos demonstram que a melatonina tem uma importante função no mecanismo do sono e no combate ao envelhecimento e pode, inclusive, evitar a formação de diversos tipos de câncer e reduzir a gravidade de tumores já formados.

Além de atuar no combate a células cancerígenas, esse hormônio é considerado um antioxidante natural mais potente que as vitaminas C e E, protegendo as células contra os danos causados pelos radicais livres.

Com todas essas propriedades, a melatonina passou a ser vista como uma das melhores defesas contra os distúrbios inerentes ao envelhecimento.

Para quem a melatonina é indicada?

Como falamos, a produção de melatonina pelo corpo ocorre entre 2 e 3 horas da manhã. Pessoas que não têm o ciclo de sono natural do corpo humano, por diversos motivos, como aquelas que trabalham à noite e descansam pela manhã, podem ter os níveis de melatonina reduzidos, já que as luzes, mesmo que artificiais, inibem a sua produção.

O envelhecimento também é outro motivo que causa a redução do hormônio. Outros fatores, como viajar para lugares distantes, com o fuso horário bem diferente, também influenciam.

Nesses casos, o uso do suplemento é muito bem-vindo, principalmente para aqueles que têm um sono muito agitado ou dificuldades para dormir, pois, além de estimular o sono, ele promove um descanso mais profundo e reparador.

Como usar a melatonina?

Mas é importante salientar que, para conseguir efetivamente dormir bem, é necessário preparar o corpo e o ambiente, já que a melatonina atua como um estimulante natural e não tem efeitos sobre o corpo imediatos ou intensos.

Dicas para conciliar o suplemento com um boa noite de sono

Antes de se deitar, certifique-se de que o quarto tem ausência de luz, uma temperatura adequada, silêncio e um colchão confortável.

Não faça refeições muito pesadas antes de descansar, nem beba muito líquido — para evitar interromper o sono para ir ao banheiro — e livre-se de qualquer coisa que possa interromper a sua concentração, como TV, celulares, tablets etc.

Fórmula manipulada da Araujo Manipulação:

Melatonina – 5 mg

Modo de uso: tomar uma cápsula 30 minutos antes de se deitar.

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E aí, pronto para ter uma noite de sono reparadora? Agora que você descobriu os benefícios da melatonina, não deixe de compartilhar a sua experiência com a gente.

Lembre-se de consultar sempre o seu médico para melhor orientação e manipulação do suplemento.

Comentários

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