Mitos e verdades sobre a dengue

A dengue tem sido tema recorrente em todo o Brasil, pois os índices de casos notificados são alarmantes. Devido à divulgação de várias informações irreais sobre a doença, faremos dois posts sobre o que é verdade e o que é mentira a respeito da doença.

A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue?
Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.

Uma pessoa infectada pode passar a doença para outra?
Não há transmissão por contato direto com um doente ou com suas secreções. A pessoa também não se contamina por meio de fontes de água e alimento, ou pelo uso de objetos pessoais do doente de dengue.

Velas de citronela ou andiroba ajudam no combate ao mosquito?
Esses recursos têm efeito temporário e indeterminado.

Basta secar os lugares onde existe água parada?
Não, é necessário também limpá-los. O ovo do mosquito pode se manter vivo por mais de um ano sem água.

O inhame e o complexo B ajudam na prevenção da dengue?
Não. Apesar de as pessoas dizerem que principalmente o complexo B tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, isso não é verdade. A ingestão de vitamina B para evitar a aproximação do mosquito não se mostra eficaz, uma vez que o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa e, portanto, pode não repelir o mosquito.

Comentários

  1. É preciso de que toda a população se conscientize que o combate à dengue deve ser feito por todos. é uma ação que cada cidadão deve desempenhar, para garantir a própria saúdes, dos familiares e amigos. as medidas adotas pelo governo são de fundamental importância. mas se não houver empenho da população pouco pode ser feito. Espero que todos abraçem essa causa.
    Quem mais informações sobre como ajudar na luta contra a dengue pode ter algumas dicas nesse site: http://www.combateadengue.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *