Patrimônio natural, fonte de saúde

 

Ela é sinônimo de vida! Foi por isso que a ONU criou o Dia Mundial da Água no dia 22 de março: para conscientizar a população global sobre a preservação deste bem tão precioso e fundamental na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

No nosso corpo, ela é “dona e proprietária”; é o principal componente das células e responsável por fazê-lo funcionar adequadamente. Só isso já seria motivo suficiente para garantir uma boa ingestão de água, certo? A recomendação médica costuma ser de 2 litros por dia, mas tem gente que bobeia e deixa para beber só quando bate aquela sede — não seja esta pessoa! 😉

Elencamos aqui apenas alguns dos benefícios que ela oferece à saúde e ao bem-estar. Certamente, não há de restar dúvida sobre a importância desse ótimo hábito. Confira!

  • Beber água é essencial para a limpeza do organismo. Ela auxilia na eliminação de substâncias tóxicas (ou em excesso), mantém o bom funcionando dos rins e previne o aparecimento de pedras;
  • Ajuda a regular a temperatura corporal, principalmente quando se está praticando atividades físicas. Aliás, hidratar-se durante os exercícios também melhora o rendimento e evita lesões;
  • Mantém a pele hidratada, que é sinônimo de pele com viço e luminosidade;
  • Diminui a retenção de líquidos, prevenindo inchaços (sintoma comum em algumas mulheres quando se aproximam os primeiros dias da menstruação);
  • Contribui para uma melhor absorção de nutrientes de outros alimentos, ajudando o intestino a funcionar melhor;
  • Ajuda a manter uma produção adequada de leite materno. Não é exagero beber até 4 litros de água por dia nesse período, uma vez que a mulher que amamenta necessita de grande volume de líquidos.

#FicaADica Se hidrate sempre que possível, não espere até sentir sede. Nosso organismo envia alguns sinais quando começa a ficar com pouca água, por isso preste atenção no seu corpo! Boca seca, lábios rachados e urina escura são alguns deles. Uma boa dica é andar sempre com garrafinha d’água na mão no dia a dia. Além disso, em locais de clima mais secos, dormir com umidificadores ou bacias de água no quarto.