Projeto verão: um guia de cuidados para sua saúde

Estação que é a cara do Brasil, o verão é o momento ideal para fazer um programa diferente. Seja curtindo uma praia ou clube com os amigos, ou num piquenique com a família, existem várias opções para aproveitar a melhor estação ao ar livre.

Mas, com tanto entretenimento e exposição às altas temperaturas, é preciso ficar atento para aproveitar a estação quente de maneira saudável. Por isso, preparamos este guia para você se cuidar e desfrutar o verão sem riscos à sua saúde.

Confira abaixo!

Hidratar, hidratar, hidratar

A água responde por aproximadamente 70% da composição do corpo humano, e é de extrema importância para regular nosso metabolismo. É através dela que todos os processos químicos do organismo acontecem. Por isso, mantê-lo hidratado é extremamente importante, já que estamos constantemente perdendo líquido.

E no seu projeto verão, ela se torna ainda mais importante. A transpiração, que é responsável por cerca de 23% da água que perdemos, aumenta bastante nessa estação, uma vez que a função dela é regular a temperatura corporal. Como a perda de líquido é maior, a ingestão deve ser, também, maior.

Se você tem dificuldades em lembrar de beber água durante o dia, confira estas dicas para mudar esse hábito:

  • Mantenha uma garrafa de água perto de você ao longo do dia, na mesa do trabalho, no carro ou na bolsa;
  • A água pura é sempre a melhor opção, mas você pode optar por opções como água de coco, sucos e chás, sempre nas versões naturais e sem açúcar;
  • Tenha cuidado com bebidas açucaradas e diuréticas. Elas aumentam a perda de líquido pela urina e não saciam totalmente a sede;
  • Se você não consegue tomar muita água, coloque rodelas de limão, laranja e gengibre ou folhas de hortelã, para dar um toque de sabor e refrescância;
  • Aposte em frutas ricas em água para o seu lanche, como abacaxi, melancia e laranja.

Alimentação: foco no equilíbrio

Uma alimentação saudável e balanceada também é um passo importante para a saúde do corpo. Mas fique tranquilo, não estamos falando de uma dieta somente com frutas, verduras, legumes. Elas são, sim, ótimas opções para o verão, já que contêm muita água e contribuem para a hidratação.

Mas, para manter o organismo saudável e bem nutrido, é essencial consumir também cereais como pão integral, massas, arroz, etc., leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, leite e seus derivados, proteínas como carnes e ovos e, ocasionalmente, gorduras e açúcar.

Fuja das dietas radicais

Uma das melhores partes do verão é colocar um traje de banho para curtir a piscina e pegar um bronzeado, não é mesmo? E muita gente gosta de chegar nessa estação com aquele corpo sarado, inclusive apostando em dietas malucas ou uma carga exaustiva de exercícios para emagrecer em pouco tempo. Mas esses métodos são pouco eficientes e oferecem riscos para a saúde.

Uma alimentação muito restrita pode causar deficiência de nutrientes essenciais para o nosso corpo, impedindo o pleno funcionamento do organismo e diminuindo sua imunidade. 

Além disso, você pode cair no efeito sanfona, que é a dificuldade de estabilizar o peso. Isso acontece quando a pessoa opta por um estilo de vida muito diferente do que seu corpo está acostumado, sem planejamento para sustentar esse novo padrão.

Cuide da sua beleza

A combinação de calor e água é maravilhosa, mas exige atenção com o cuidado da pele e dos cabelos. A curto prazo, a exposição exagerada ao sol pode causar insolação, desidratação e queimaduras na pele, além de aumentar os riscos de doenças da pele a longo prazo.

Por isso, não se esqueça do uso do protetor solar e um creme hidratante pós-sol. Neste texto, a gente separou várias dicas para cuidar da sua pele no verão.

E, para quem não dispensa um mergulho na piscina ou no mar, o cloro ou o sal contribuem para ressecar a pele e danificar os cabelos, dando um aspecto quebradiço e sem vida. Por isso, é recomendável apostar em produtos diferenciados que aumentam a proteção e blindam os fios contra os danos do verão.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este guia com os amigos e é só aproveitar o verão, com muita diversão e responsabilidade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *