Proteínas: você se alimenta adequadamente?

Você come carne? Consome quantos bifes por dia? Quantos copos de leite por dia costuma ingerir?

Carnes, leite e derivados são as principais fontes de um nutriente muito importante para a saúde do nosso organismo: as proteínas. São elas que compõem várias estruturas de nosso corpo, entre elas, cabelo, pele e
músculos, além de participar das defesas do organismo.

Um indivíduo que não pratica atividade física deve consumir aproximadamente 1 grama de proteína para cada quilo de massa corporal. Ou seja: se uma pessoa tem massa de 80 quilos, deveria consumir 80 gramas de proteína por dia. Quando uma pessoa pratica atividade física, esse valor se eleva para 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo. Será que é fácil obter esses valores na alimentação?

Vejamos um exemplo com fontes ricas em proteínas: um bife de boi de 100 gramas tem aproximadamente 23 gramas de proteína e um copo de leite de 200 mililitros, 6 gramas. Se uma pessoa sedentária consumisse
um bife desses no almoço e um no jantar e um copo de leite no café da manhã e um antes de dormir, a ingestão de proteína seria de 58 gramas. São 22 gramas a menos do que o recomendado. Imagine então de quanto precisaria um indivíduo que pratica atividade física adequadamente.

A carência de proteínas pode acarretar manifestações como baixa imunidade, queda de cabelo, fraqueza nas unhas, perda de massa magra ou mesmo dificuldade de adquirir massa magra.

Muitas vezes, a opção é ingerir uma fonte extra de proteína; nesse caso, o suplemento mais recomendado é o Whey Protein, ou simplesmente Whey. Cada colher de sopa desse suplemento fornece, dependendo do produto, de 6 a 8 gramas de proteína e baixíssimas taxas de gordura e açúcar (existem inclusive opções sem açúcar). E mais: cada colher de sopa tem apenas 30 a 40 calorias (kcal).

No exemplo anteriormente citado, poderia ser recomendada no café da manhã a dose de duas colheres de sopa diluídas em 200 mililitros de água, suco ou água de coco, por exemplo. Para praticantes de atividade física, a dose seria de três colheres de sopa de Whey em 250 mililitros de suco logo após o exercício.

Consulte seu médico ou nutricionista. Pacientes diabéticos, com problemas renais ou intolerância à lactose, não devem consumir esse produto sem orientação de um profissional. Leia o rótulo dos produtos.

Whey Gold - Proteínas

Uma dica é o Whey Protein Gold Standard,eleito por cinco vezes consecutivas como o melhor Whey Protein do mundo. Você encontra esse produto nas nossas lojas nos sabores chocolate e baunilha.

Por Brunno Carnevale Miceli – farmacêutico da Drogaria Araujo

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