Quais são as causas do infarto?

De acordo com levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes no país. Pensando nisso, hoje o Blog da Araujo vai falar sobre como acontece o infarto e dar outras informações importantes deste mal que pode acometer homens e mulheres a partir dos 40 anos.

O que é infarto?

O que é infarto? Blog da Drogaria AraujoO infarto é caracterizado pela morte das células musculares do coração (miocárdio). Pode ser total ou parcial, e é causada pela obstrução da passagem do sangue para o resto do músculo.

Como acontece o infarto?

Este mal ocorre quando a artéria responsável pela irrigação do miocárdio é obstruída pela formação de coágulos, interrompendo o fluxo sanguíneo, responsável por irrigar as partes do coração. Este processo chama-se trombo e pode se manifestar de forma mais ou menos intensa, dependendo da pessoa. Outro fator responsável pela obstrução das artérias são os ateromas. Os ateromas são formados pelo acúmulo de gordura no sangue, os quais se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. Esse processo é chamado de aterosclerose. Assim, o coágulo de sangue é formado em cima de um ateroma, obstruindo o fluxo sanguíneo. De acordo com a obstrução, os sintomas podem se tornar mais intensos e geralmente aparecem durante esforços realizados pelo paciente. Essa dor só costuma se manifestar quando cerca de 70% das artérias já foram comprometidas.

Causas do Infarto

Os fatores que podem propiciar o ataque cardíaco são:

Estresse e Depressão: Os dois problemas podem colaborar parar o aparecimento de doenças cardíacas e também piorar a situação de pacientes que se recuperam de intervenções cirúrgicas;

Hipertensão Arterial: Grande parte das pessoas que infartam são hipertensas;
Colesterol: o Colesterol ruim provoca o aumento de gordura no sangue, levando à aterosclerose;
Tabagismo: O cigarro é um dos maiores fatores de risco de ataques e mortes causadas por problemas cardíacos;
Diabetes: As chances de diabéticos sofrerem infartos são 4 vezes maiores do que em pessoas que não possuem a doença;
Obesidade: A gordura abdominal pode ser um indício de que o corpo acumula mais gordura do que o normal;
Uso de drogas ilícitas ou de anfetaminas: Essas substâncias podem causar alterações nos batimentos cardíacos, propiciando o infarto.

Sintomas de Infarto

Os sintomas de infarto podem variar e por isso, deve-se ficar atento aos sinais dados pelo corpo que são: Sintomas comuns: Suor frio; Fadiga; Sonolência; Vômitos; Palpitações; Tonturas.

Outros sintomas também podem aparecer:

Ansiedade; Palidez; Dores na boca do estômago; Dor no peito;

Tratamento

Um dos tratamentos possíveis para o infarto, é o uso de medicamentos no hospital e uma angioplastia que introduz um stent na veia obstruída para manter o fluxo sanguíneo normal. Os medicamentos normalmente utilizados são: Analgésicos e Ansiolíticos; Anticoagulantes introduzidos na veia ou na pele; Vasodilatadores; Após o uso dos medicamentos, o paciente é encaminhado para o centro cirúrgico onde é realizado o cateterismo – exame capaz de avaliar as condições do fluxo sanguíneo no miocárdio e definido do tratamento correto para o quadro clínico. No pós-cirúrgico, o paciente deve evitar esforços, estresse, situações que possam deixá-lo ansioso e realizar exercícios físicos apenas sob orientação médica. Além disso, é essencial que o paciente adote uma rotina de vida saudável, priorizando a mudança na alimentação. A forma mais eficiente de prevenir o infarto é praticando exercícios físicos, mantendo a alimentação balanceada e sempre consultando o médico com regularidade.

Sempre que precisar, não se esqueça de consultar a Drogaria Araujo, aproveite nossas dicas e cuide da saúde de toda a sua família.

Comentários

  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to
    make your point. You clearly know what youre talking about, why throw away your intelligence on just
    posting videos to your weblog when you could be giving us something enlightening to read?

  2. I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles
    or blog posts on this sort of house . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site.
    Reading this info So i’m satisfied to exhibit that I have a very
    excellent uncanny feeling I came upon exactly what I needed.
    I most indisputably will make sure to do not overlook this site and give
    it a glance on a constant basis.

  3. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox
    and now each time a comment is added I get four emails with the
    same comment. Is there any way you can remove people from that service?

    Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *