Suspeita de dengue? Ágil e seguro, conheça o teste rápido da dengue

A imagem mostra um profissional de saude segurando uma amostra do teste rapido de dengue.

A dengue é hoje um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil. A dengue mata, e por isso todos os anos, o governo, instituições de saúde e meios de comunicação realizam campanhas intensas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da remoção dos focos criadouros do mosquito.

Porém, mesmo com tanto esforço, o Brasil não conseguiu vencer essa guerra. Pior, ela vem aumentando: de acordo com dados do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2019, o número de casos naquele ano aumentou quase 600% em relação ao período anterior.

Nesse cenário, a preocupação com a doença se torna uma realidade para os brasileiros. Com o risco alto, as unidades de saúde lotam, e as longas filas acabam afastando quem busca o tratamento.

Felizmente, já está disponível o teste rápido de dengue, que consegue identificar, de forma segura e confiável, se o paciente está ou já foi contaminado pelos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, incluindo dengue, zika e chikungunya.

Continue a leitura para saber mais sobre essa tecnologia.

O teste rápido para Dengue

O teste rápido (também conhecido como Point Of Care – PoC) pode ser feito em farmácias por meio da coleta de uma pequena amostra do sangue feita por um profissional capacitado, e os resultados saem, em média, após vinte minutos. Ele pode indicar se a pessoa está contaminada, além de ser capaz de determinar se o indivíduo está imune ou não aos vírus, caso ele já tenha sido contaminado anteriormente  em algum momento da vida.

Além de contribuir para identificação precoce da dengue, permitindo que o tratamento se inicie e tenha mais efetividade, o teste funciona para as outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya e zika. Isso pode ajudar as instituições de saúde a coordenar as políticas de saúde e minimizar os riscos de uma epidemia.

O teste rápido é feito sem preparação prévia, como jejum,  ou horário marcado, é sem complicação e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, incluindo crianças, idosos ou gestantes, que apresentem os sintomas da doença.

Sintomas da dengue dificultam a confirmação de suspeitas

Um dos principais riscos da dengue está justamente na dificuldade da identificação da doença. De acordo com informações do site do Dr. Drauzio Varella, seus principais sintomas são febre alta, dor muscular, dor de cabeça na região atrás dos olhos e falta de apetite, que são indicadores presentes em várias outras doenças comuns e podem ser confundidos com uma gripe ou um mal-estar por outro motivo.

Isso faz com que muita gente negligencie a busca por um profissional de saúde nos estágios iniciais e, pior, em alguns casos, a pessoa toma a decisão de se automedicar para aliviar os sintomas e pode acabar usando remédios que são contraindicados nos casos de dengue. Com o teste rápido, o paciente elimina as dúvidas e pode procurar orientação para o tratamento correto imediatamente.

Testes laboratoriais de dengue

O diagnóstico clínico, que é a descrição dos sintomas e análise do médico a partir de suas suspeitas, também é uma forma de confirmação da doença. A partir dele, o médico poderá solicitar ou não o exame laboratorial para confirmar e ministrar o tratamento.

Porém, por causa do alto índice de suspeitas no Brasil, principalmente nas temporadas de calor úmido, quando a procriação do mosquito aumenta drasticamente, o atendimento das instituições de saúde pode ficar comprometido. Fazer o teste em laboratório de todos os pacientes que chegarem com esses sintomas pode sobrecarregar o sistema, colocando outras prioridades em risco.

Mais uma vantagem que os testes rápidos, que dão o resultado em até 30 minutos de forma confiável e acessível, oferecem para você.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira este artigo sobre mitos e verdades sobre a dengue.

 

Onde fazer teste rápido para dengue?

Em caso de suspeitas de dengue, você pode fazer o teste rápido na Araujo mais perto de você. Em nosso site, você pode selecionar a opção “Teste de dengue”, no botão vermelho dentro do mapa, e encontrar quais unidades oferecem o serviço. Não é necessário agendamento. Consulte sempre o seu médico e siga as suas orientações para o tratamento.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *