Você sabe o que é pré-diabetes?

O pré-diabetes é o termo é utilizado para identificar um estado intermediário entre uma pessoa saudável e alguém que já possui diabetes. Esta é uma situação clínica que aumenta o risco de desenvolvimento do Diabetes Tipo 2.

As pessoas mais propensas ao desenvolvimento da doença são aquelas com Glicemia de Jejum Alterada (GJA) e Tolerância Diminuída à Glicose (TDG), especialmente os quadros com as duas condições combinadas. São consideradas pré-diabéticas as pessoas com taxa de açúcar no sangue entre 100 e 125 mg/dL., sendo o exame de sangue a única forma de identificar o problema. Aproximadamente 25% das pessoas com pré-diabetes desenvolverão o Diabetes Tipo 2 nos próximos 3 a 5 anos devido à ausência de sintomas nessa fase da doença.

Como tratar?

De acordo com o farmacêutico, Hairton Guimarães, esse estágio é a única etapa do diabetes que ainda pode ser revertida prevenindo a evolução da doença e reduzindo o risco de outros problemas de saúde. Estudos apontam que as mudanças do estilo de vida são o pilar do tratamento do pré-diabetes. A perda de peso (5% a 10% do peso corporal), alimentação saudável, uma rotina de atividades físicas de intensidade moderada (150 minutos por semana ou 30 minutos diários) e a cessação do tabagismo são atitudes importantes para reverter o quadro. Caso as medidas não sejam suficientes, a solução passa a ser intervenção medicamentosa.

Fique sempre atento aos seus exames de rotina e lembre-se que a Araujo possui o serviço de testes rápidos. Basta acessar nossa página de serviços farmacêuticos e encontrar uma unidade que realize o serviço. Não é necessário agendamento prévio.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *