Cuidados especiais com os bebês no inverno

O inverno no Brasil é um período de temperaturas baixas e clima seco. É uma época com menos atividades ao ar livre, e por isso as pessoas tendem a se aglomerar mais em ambientes fechados. Este é o cenário ideal para que as doenças de inverno se espalhem, principalmente aquelas de transmissão por vias respiratórias. Por isso é preciso mais cuidados para prevenir essas doenças.

Para quem tem filhos pequenos, principalmente no primeiro ano de vida, a prevenção deve ser redobrada. Nessa idade os bebés ainda têm imunidade baixa e respiram quase exclusivamente pelo nariz, tendo dificuldade caso ele fique obstruído.

A boa notícia é que não precisa de paranoias. Com mudanças de hábitos e cuidados simples no dia a dia, você protege seu bebê. Confira nossas dicas.

Cuidado no toque

As mãos merecem atenção especial porque, além de estarem sempre em contato com superfícies, os vírus e as bactérias presentes no nariz, na boca e na garganta podem facilmente se deslocar para elas. 

O recomendável é sempre lavar bem as mãos antes de pegar ou tocar no bebê, de preferência com um sabonete antibacteriano, que tem maior eficácia para eliminar os agentes que causam doenças.

O álcool ou gel antisséptico também são ótimas opções para higienizar as mãos.

O banho no tempo frio

Os banhos nesse período devem ser rápidos, não demorando mais do que 5 minutos. Mesmo com o clima frio, a água deve estar em uma temperatura suave, por volta dos 37 ºC. Confira sempre antes de iniciar o banho, usando um termômetro de banheira. A pele do bebê é bastante sensível, por isso escolha um sabonete infantil sem substâncias que a ressequem, e enxágue bem após ensaboar.

Lembre-se de que o ambiente também deve ter uma temperatura amena: feche as portas e janelas para evitar correntes de ar frio durante o banho e, antes de começar o banho, deixe o chuveiro ligado por um tempo para vaporizar o ambiente e evitar o choque térmico entre a água e a pele do bebê.

Se o clima ficar muito seco, é recomendável também limpar o nariz do bebê todos os dias com soro fisiológico, evitando assim a formação de crostas e a desidratação das fossas nasais. O ideal é realizar esse procedimento antes das mamadas, para que o bebê tenha mais facilidade ao se alimentar.

Vestindo o bebê

As roupinhas devem ser lavadas com sabão de coco e sem amaciante. Na hora de vestir o bebê, escolha um body de tecido macio e sem botões para não machucá-lo, seguido por um macacão e um casaquinho de lã. 

Evite agasalhar em excesso e observe o comportamento da criança. Se apresentar vermelhidão facial, ficar irritado ou suar quando em repouso, experimente retirar uma camada de roupa e meça a temperatura.

Vacinação

E, por último, mas muito importante, sempre mantenha a vacinação em dia, principalmente o ciclo de vacinas infantis de 6 meses a 5 anos. A Araujo oferece esse serviço.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *