O seu corpo na gravidez

Durante a gravidez ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher. O organismo passa por várias alterações, a balança já não registra o mesmo peso e até o humor fica diferente. Mas será que você conhece todas as mudanças físicas que ocorrem mesmo?

Foto: We Heart It

Resolvemos dividir essas alterações em três fases equivalentes a três trimestres cada:

1º Trimestre

Nesse momento, os hormônios agem no intuito de preparar o seu corpo para a chegada do bebê. Os seios aumentam de tamanho e ficam mais sensíveis. Isso se dá por causa da prolactina, hormônio que estimula a produção de leite e que opera intensamente. Por isso, a dica é: alimente-se muito bem com vitaminas e proteínas, além de ingerir muito líquido.

O seu humor fica um tanto quanto instável e a sensibilidade fica à flor da pele. Agora é a hora dos familiares, do companheiro e dos amigos serem ainda mais tranquilos e cuidadosos com a futura mamãe.

Foto: We Heart It

Por outro lado a libido e o apetite estão mais fortes. Com base nessa última informação, o controle de peso se faz necessário para evitar problemas como pressão alta. O seu médico poderá indicar uma dieta balanceada.

Ah, e não podemos deixar de falar do enjoo e do cansaço, comuns nessa etapa. Para minimizar esses incômodos procure descansar e ser paciente. Vai passar!

2º Trimestre

Agora é a vez de a barriga provocar mudanças mais intensas. O seu tamanho aumenta a cada dia e o seu peso acaba projetando o corpo para frente. Isso pode render uma baita dor nas costas. Para evitar, tente manter a postura correta e repousar quando necessário.

Foto: We Heart It

Ainda nessa fase, o bebê começa a se movimentar, o que é uma grande emoção para a mamãe.

 

3º Trimestre

Sabia que o peso da criança duplica nessa fase? Isso fará com que você se desloque e se movimente mais devagar. Em contrapartida, o seu corpo estará a mil nesses últimos meses de gestação. Ele trabalhará ainda mais para aguentar esse peso extra.

O sono também não será mais o mesmo. Afinal, com o barrigão fica mais difícil encontrar uma posição confortável, não é? Mas tudo isso será recompensado daqui a pouco tempo.

Foto: We Heart It

Viu quantas mudanças em nove meses de espera? Cuide-se bem e aguarde, com tranquilidade, esse período lindo da vida de uma mulher. Viva cada fase e registre todos os acontecimentos.