Skincare: como cuidar da pele o ano inteiro

Se você pensa em manter a pele sempre viçosa, hidratada, sem manchas e com menos rugas, provavelmente já ouviu falar em Skincare! Esse termo, tão usado pela  área da beleza, nada mais é que a tradução literal do inglês de “cuidados com a pele” e nomeia a rotina, os passos e os produtos usados para mantê-la sempre saudável e bonita. 

Com rotinas mais simples ou mais completas, com uso de poucos ou vários produtos, o fato é que o Skincare tem ganhado cada vez mais adeptos, já que é cientificamente comprovado que tirar alguns minutinhos para cuidar de si traz benefícios que ultrapassam a beleza. 

Sabendo que o autocuidado favorece a saúde da pele e melhora muito a autoestima e humor, confira as principais dicas de como começar sua própria rotina de cuidados com a pele!

Kit skincare e rotina básica

Antes de se jogar na Skincare, vale ressaltar que o acompanhamento de um Dermatologista  é importante para encontrar os produtos certos para o seu tipo de pele.  Mas, vale saber que uma rotina básica envolve os seguintes passos:

  1. Limpeza da pele: o primeiro cuidado diário mais importante é a limpeza da pele. Usar sabonetes próprios para o rosto e corpo é essencial para desobstruir os poros e preparar a pele para os próximos passos.
  2. Hidratação: todas as peles precisam ser hidratadas de acordo com o tipo e a necessidade, até mesmo as oleosas.
  3. Uso de protetor solar: a etapa de proteção deve ser seguida todos os dias, independentemente se é inverno ou verão, se o dia está nublado ou com sol. 

O tipo do produto e o fator de proteção também devem ser escolhidos observando o tipo e a necessidade da pele. Mas, a recomendação geral dos dermatologistas, é que o fator de proteção mínimo escolhido seja 30! 

Além desses, alguns outros passos podem ser incluídos em um dia específico e com certa periodicidade, como por exemplo uma vez na semana realizar uma esfoliação tanto no rosto quanto no corpo, para promover uma uma limpeza mais profunda, desobstruindo os poros e deixando a pele mais iluminada e saudável, e uso de máscaras faciais para hidratação, que promovem a renovação celular ou antioleosidade. 

Importante: Atenção aos tipos de pele

Antes de comprar um produto e iniciar sua rotina de cuidados, é muito importante identificar as características da sua pele. Alguns fatores que impactam nessa escolha são: sensibilidade, pigmentação, oleosidade e até mesmo tendência para formar rugas. 

O dermatologista pode fazer uma avaliação através de aparelhos específicos, mas conhecendo alguns critérios você já pode dar os primeiros passos por conta própria. 

A pele normal tem brilho moderado, é luminosa, rosada e é mais firme ao tato.  Dificilmente apresentam espinhas e os poros são imperceptíveis a olho nu. Já a pele seca descama com maior facilidade e não tem brilho. 

Por outro lado, a pele oleosa tem muito brilho, apresenta poros mais dilatados e a formação de acne é comum. Há também quem tenha a pele mista. Nesse caso, é possível notar áreas no rosto com maior brilho, geralmente testa, nariz e queixo, e outras partes mais secas. 

Rotina de skincare para cuidados com a pele do rosto

1. Limpeza inicial

Para começar o Skincare é necessário estar com a pele bem limpa. Então, lave o rosto com um sabonete facial próprio para o seu tipo de pele e, de preferência, com água fria. 

Como opcional, nesta etapa de limpeza vale adicionar também a água micelar, que vai garantir que todos os resíduos de produtos usados sejam eliminados e ainda remove as células mortas da pele. Aplique com um algodão.

Seque bem a pele com o auxílio de uma toalha macia, dando pequenas batidinhas e nunca esfregando o tecido contra o rosto.

2. Limpeza mais profunda

A limpeza mais profunda acontece com o uso de tônicos. Eles servem para normalizar o pH da pele, que pode ter sido alterado pelo sabonete. 

Os tônicos também são bastante indicados para os cuidados com a pele oleosa, a fim de prevenir as temidas espinhas. A aplicação também pode ser feita com um algodão.

3. Tratamentos específicos

Após toda a limpeza, é possível você adicionar algum produto para um tratamento específico. Pode ser um sérum, uma essência, ou fazer o uso de uma máscara facial.

Uma dica aqui é utilizar um produto que contenha antioxidante, que são essenciais para combater os radicais livres, evitar o surgimento precoce de rugas e flacidez, além de uniformizar o tom da pele e deixá-la mais viçosa. 

4. Hidratação

Uma das partes mais importantes da rotina Skincare é a hidratação! Aqui é importante aplicar o creme indicado para o seu tipo de pele (oleosa, seca ou mista). Faça a aplicação com os dedos, espalhando com movimentos para fora e para cima, dessa forma você ajuda a estimular a pele contra os efeitos da gravidade.

Após a aplicação é preciso esperar pelo menos 5 minutos para garantir que o hidratante seque e não atrapalhe a absorção do próximo produtos. 

5. Proteção 

Com a pele limpa, tratada e hidratada, é hora de deixá-la protegida contra os efeitos nocivos dos raios solares e luz artificial. Lembre-se de, novamente, escolher um protetor solar adequado para sua pele. 

No mercado existem versões em loção, gel e creme com ou sem base. O importante é que o produto escolhido tenha FPS acima de 30! 

Esses 5 passos devem ser feitos diariamente pela manhã. À noite, você deve repetir a limpeza e hidratação! 

Rotina de skincare para cuidados com a pele do corpo

É importante dizer que a rotina de Skincare não deve ser restrita apenas ao rosto e sim deve ser levada para a pele do corpo inteiro. Assim como a do rosto, a pele do corpo também pede atenção diária e uso de dermocosméticos para continuar bonita e saudável por muitos anos! 

As pernas e braços costumam ser mais ressecados que o restante do corpo, assim para diminuir os efeitos do envelhecimento em todas as frentes – perda de hidratação, de firmeza e de elasticidade –, o ideal é que os produtos utilizados reúnam ativos hidratantes, antioxidantes e pró-colágeno. 

A boa notícia é que criar uma rotina de cuidados com a pele do corpo é fácil e envolve apenas três passos:

  1. Limpar: o Skincare corporal deve começar com sabonetes, esfoliantes e demais produtos que retirem a sujeira, oleosidade e outros resíduos da pele.
  2. Hidratar: Para manter a maciez ou até recuperar a saúde da sua epiderme,  é necessário o uso contínuo de loção ou creme hidratante. A escolha deve levar em conta se sua pele é oleosa ou seca. Se for oleosa use as loções mais leves, com textura aquosa, e se for seca invista em manteigas hidratantes ou cremes mais densos. 
  3. Proteger: Por fim, o protetor solar corporal também deve se fazer presente, inclusive, no inverno. Ele é essencial para proteger a pele dos raios ultravioletas e prevenir o envelhecimento precoce. 

A rotina Skincare muda no inverno? 

A pele no inverno costuma ficar mais seca, já que a umidade do ar costuma ser menor e o corpo também passa a transpirar menos. Com a pele mais ressecada, é necessário intensificar a hidratação! 

Para iniciar o skincare corporal no inverno, é indicado limpar a pele com sabonete líquido e não em barra, a fim de preservar as camadas de gordura e, em seguida, passar um hidratante mais denso. 

Já para o skincare facial é indicado fazer o uso, uma vez por semana, de um esfoliante, já que as temperaturas mais baixas e o ressecamento podem contribuir para o aumento de pele morta. Para os lábios, tenha sempre um hidratante ou manteiga de cacau por perto!

Além disso, é importante insistir no uso de protetor solar. O sol do inverno pode queimar tanto quanto no verão, mesmo nos dias mais frios. 

Cuidados com a skincare no verão

No verão é necessário manter a pele fresca, calma e protegida! E, engana-se quem pensa que, por conta das altas temperaturas e maior transpiração, pode dispensar o hidratante. É justamente o contrário. 

A exposição ao sol faz com que a pele perca água e fique ressecada e, assim como precisamos tomar bastante líquido para manter o corpo hidratado, a pele também precisa de um reforço extra no verão. A dica aqui é atualizar o kit skincare com produtos de texturas leves, fluídas e em gel que são rapidamente absorvidas pela pele e turbinam a hidratação, tanto para o rosto quanto para o corpo. 

A água micelar, além de promover a limpeza do rosto, mantém a pele fresca e hidratada no calor e é uma ótima companheira para todas as horas.  Passe gentilmente sobre a pele para remover o óleo, suor e maquiagem, reforçando a hidratação da pele enquanto você a limpa.​

Já no corpo, vale investir no uso de loções hidratantes e óleos corporais, que secam rapidamente e ainda refrescam a pele.

Importante também aumentar o fator do filtro solar, visto que os raios UVA e UVB são mais intensos!

Depois dessas dicas ficou mais fácil comprar seu kit Skincare e praticar o autocuidado, certo?!