Tudo sobre a vacina da gripe em 2022!

Chegou a época do ano em que os cachecóis saem dos armários, as comidas ficam mais quentinhas e os locais ficam mais fechados. Com as temperaturas mais frias, os vírus da gripe fazem a festa, circulando com muito mais intensidade e trazendo vários transtornos para a população, principalmente entre crianças e idosos.

Se você quer ficar despreocupado ao ouvir um “atchim!”, é bom estar ligado na campanha de vacinação contra a gripe, que já está acontecendo a todo vapor. A seguir, separamos algumas dicas para você entender tudo sobre a vacina, acompanhe e proteja-se!

O que é a gripe?

A gripe (também conhecida como Influenza) é uma doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório e que ocorre todos os anos, sendo uma das viroses mais frequentes no mundo. A gripe é responsável por aproximadamente 3 a 5 milhões de casos graves e 250 a 500 mil mortes por ano. Tudo isso pode ser evitado com um ato muito simples: vacinando-se contra a gripe!

O que a vacina previne?

A vacina previne a gripe causada por alguns subtipos do vírus Myxovirus influenzae, ou vírus da gripe. O vírus influenza subdivide-se nos tipos A, B e C, sendo que apenas os do tipo A e B apresentam relevância clínica em humanos. Esse vírus apresenta altas taxas de mutação, o que resulta frequentemente na inserção de novas variantes virais na comunidade, para as quais a população não apresenta imunidade, por esse motivo é necessário vacinar-se todos os anos.

Quadrivalente:

Oferece proteção contra 02 cepas do tipo A e 02 cepas do tipo B.

  • Cepa tipo A/Victoria
  • Cepa tipo A/Darwin
  • Cepa tipo B/Austria
  • Cepa tipo B/Phuket

Trivalente:

Oferece proteção contra 02 cepas do tipo A e 01 cepas do tipo B.

  • Cepa tipo A/Victoria
  • Cepa tipo A/Darwin
  • Cepa tipo B/Austria

Quando tomar?

A detecção de anticorpos protetores ocorre, em geral, cerca de duas semanas após a vacinação, e o pico máximo do título de anticorpos, quatro a seis semanas após a mesma. A proteção conferida pela vacinação é de cerca de seis a oito meses. Portanto, o período ideal para vacinar-se contra a gripe é no final de março e nas primeiras semanas do mês de abril, pois assim você estará imunizado durante os surtos de gripe que se iniciam com as estações mais frias.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

Todas as pessoas a partir de 06 meses de idade, principalmente aquelas em extremos de idade (crianças e idosos) e indivíduos que apresentam condições clínicas como: doença crônica pulmonar, cardiopatias, doença metabólica crônica, imunodeficiência ou imunodepressão, gravidez, doença renal crônica e hemoglobinopatias.

Existe contraindicação da vacina? 

A vacinação não é recomendada quando o indivíduo está com febre ou caso tenha tido febre nas 48hrs antes da vacinação. Também não devem se vacinar pessoas com alergia verdadeira às proteínas do ovo, isto é, que tenham apresentado uma reação anafilática após a ingestão de ovo e hipersensibilidade aos componentes da vacina, seus excipientes ou substâncias residuais.

Quantas doses são necessárias? 

  • Para crianças de 6 meses a 9 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e revacinação anual.
  • Para crianças maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos: dose única anual.

É melhor tomar a trivalente ou quadrivalente?

Ambas as vacinas são recomendadas e igualmente eficazes. Porém, a quadrivalente oferece uma proteção superior, pois protege contra quatro tipos: três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.

A vacina causa efeitos adversos?

Pode acontecer manifestações como dor, vermelhidão, mal-estar e febre. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas. Reações anafiláticas são raríssimas.

Como posso me vacinar?

Na Drogaria Araujo, você encontra a vacina contra a gripe Quadrivalente. Você pode comprar sua vacina no App, Site ou Drogatel e agendar a vacinação na sua loja preferida. 

Se quiser ser vacinado na sua casa ligue para 3270-5000. 

 

Encontre a loja mais perto de você e vacine-se antes da chegada do inverno:

Fonte: familia.sbim.org.br/vacinas